O Computador tutor e o computador ferramenta no ensino de línguas: reflexões a partir de dois estudos de caso

  • Ricardo Augusto de Souza Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Dilso Corrêa de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Palavras-chave: aprendizagem de línguas mediada pelo computador, percepções, feedback

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de dois estudos de caso sobre as percepções de estudantes de língua inglesa acerca de atividades informatizadas envolvendo a tipologia “computador como tutor” e “computador como ferramenta”. A partir de dados coletados através de questionários e da análise de registros feitos pelos aprendizes em diários, ambos os estudos revelaram que atividades informatizadas que fazem uso de programas tutoriais podem conduzir a percepções positivas nos aprendizes, em função de características intrínsecas aos mecanismos de feedback.

Biografia do Autor

Ricardo Augusto de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Estudos Lingüísticos (2000) e doutorado em Lingüística Aplicada (2003) também pela Universidade Federal de Minas Gerais. Durante o doutoramento, realizou estágio de um ano no Horwood Language Centre/Department of Linguistics and Applied Linguistics da University of Melbourne, na Austrália. Atualmente é professor adjunto de Língua Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem de línguas mediada pelo computador, ensino/aprendizagem do inglês como língua estrangeira e análise de aspectos sintáticos e semânticos de interlínguas.
Dilso Corrêa de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1988) e mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Augusto de Souza, R., & Corrêa de Almeida, D. (2019). O Computador tutor e o computador ferramenta no ensino de línguas: reflexões a partir de dois estudos de caso. Revista Linguagem & Ensino, 10(1), 15-45. https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15649