Experiências de professores no ensino de língua inglesa: uma categorização com implicações para o ensino e a pesquisa

  • Laura Miccoli Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: ensino de língua inglesa, educação continuada, experiências diretas e indiretas

Resumo

O artigo apresenta a categorização de experiências de professores de língua inglesa (LI) coletadas em projetos de educação continuada com o propósito de estimular a pesquisa para o conhecimento dos desafios que os professores enfrentam diariamente em salas de aula. As experiências, classificadas como diretas e indiretas, são descritas e apresentadas com dados ilustrativos de professores em escolas públicas e particulares. As experiências diretas têm origem na sala de aula, sendo de natureza pedagógica, social e afetiva. As indiretas têm origem fora da sala da sala de aula, influenciam o que nela acontece e são compostas pelas categorias de experiências contextuais e conceptuais. O conjunto de experiências relatadas e sua categorização é preliminar mas aponta para a necessidade de se ampliar a base de experiências, reconhecer o desafio que a realidade da situação de ensino de LI representa para os professores e contribuir para sua superação.

Biografia do Autor

Laura Miccoli, Universidade Federal de Minas Gerais
É professora da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1985, atuando na graduação em Letras e na Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos. É doutora em Educação pela Universidade de Toronto e, recentemente, terminou seu pós-doutorado na UNESP-Assis. Suas pesquisas e publicações têm por foco o processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras através das experiências de professores e estudantes. Além do seu envolvimento com o ensino e a pesquisa, atua como consultora na área de formação de professores.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Miccoli, L. (2019). Experiências de professores no ensino de língua inglesa: uma categorização com implicações para o ensino e a pesquisa. Revista Linguagem & Ensino, 10(1), 47-86. https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15650