Relendo a relação entre conhecimento enciclopédico e leitura

  • Niura Maria Fontana Universidade de Caxias do Sul
  • Morgana Rossetti Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: conhecimento do mundo, conhecimento enciclopédico, leitura, abordagem cognitiva e sociointeracional

Resumo

O conhecimento do mundo (enciclopédico) é reconhecidamente um dos fatores que interagem no processo da produção de sentidos de textos. Este artigo1 busca, apoiado em pressupostos cognitivos e sociointeracionais, e com base em dados de pesquisa, compreender melhor a natureza do conhecimento do mundo que o leitor possui arquivado na memória e de sua relação com leitura. Resultando da inter-relação de processos cognitivos e interacionais, o processo da leitura apóia-se em grande parte no conhecimento do mundo do leitor. Um fator que pode facilitar a leitura é a disponibilidade, na estrutura cognitiva de quem lê, de idéias de apoio relevantes, estáveis, claras e suficientemente genéricas, permitindo, no entanto, a discriminação de conceitos. Ao final do artigo são feitas ponderações a respeito da prática da atividade de leitura em sala de aula, de acordo com a perspectiva teórica adotada.

Biografia do Autor

Niura Maria Fontana, Universidade de Caxias do Sul
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês pela Universidade de Caxias do Sul (1976), especialização em Letras – Teoria da Literatura – pela Universidade de Caxias do Sul (1979), especialização em Ensino de Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e mestrado em Applied Linguistics pela University of Wales, Bangor (1989). Atualmente é professora titular da Universidade de Caxias do Sul.
Morgana Rossetti, Universidade de Caxias do Sul
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (2004) e mestrado em Letras e Cultura Regional pela Universidade de Caxias do Sul (2006). Atualmente é professora titular da FTECBrasil – Faculdade de Tecnologia.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Fontana, N. M., & Rossetti, M. (2019). Relendo a relação entre conhecimento enciclopédico e leitura. Revista Linguagem & Ensino, 10(1), 187-210. https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15655