Formações discursivas polêmicas nos bastidores dos debates sobre educação

  • Francisco Carlos Fogaça Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: formação ideológica, formação discursiva, interdiscurso, gêneros do discurso, educação

Resumo

Este trabalho discute as formações discursivas de dois enunciadores em dois artigos de opinião, publicados em um jornal, sobre questões relacionadas à educação. Este trabalho apóia-se em alguns conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, em autores como Pêcheux, Orlandi e Foucault, abordando questões como discurso, formação ideológica, formação discursiva, interdiscurso, intertexto, paráfrase e polissemia. Discute também como são construídos os efeitos de sentido nos referidos artigos, por meio de recursos como a adjetivação e a modalização. Os textos são considerados sob a perspectiva dos gêneros do discurso de Bakhtin, e de seus seguidores Bronckart e Marcuschi, situando-os dentro do gênero artigo de opinião. Enquanto um dos enunciadores fala do lugar de sociólogo crítico em relação aos caminhos tomados pela educação e sua relação com a mídia, o outro apresenta um discurso institucional, que pretende ser técnico, mas que defende os interesses dos empresários ligados ao negócio da educação.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Fogaça, Universidade Estadual de Londrina
É formado em Letras pela UFRGS, com Mestrado em Estudos da Linguagem, na área de Formação de Professores de Línguas Estrangeiras, na Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é aluno de doutorado do programa de Estudos da Linguagem, também na UEL. Atuou como professor, orientador pedagógico, franqueado e Coordenador Pedagógico Regional de escolas de uma rede de ensino de línguas. É também autor de materiais didáticos e de manuais pedagógicos. Atualmente trabalha como professor do curso de Letras (Língua Inglesa e Prática de Ensino) e do curso de Especialização em Língua Inglesa da UEL.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Fogaça, F. C. (2019). Formações discursivas polêmicas nos bastidores dos debates sobre educação. Revista Linguagem & Ensino, 10(2), 395-413. https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15663