Frases siamesas: uma alternativa de abordagem

  • Isabel Maria Paese Pressanto Universidade de Caxias do Sul
  • Samira Dall Agnol Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: frases siamesas, sintaxe, semântica

Resumo

A utilização de frases siamesas é um fenômeno estrutural com raízes profundas também no aspecto semântico da língua. O ponto de vista sintático tem se revelado insuficiente para a solução do problema, que requer investigações mais aprofundadas no sentido de sugerir formas de conscientização aos usuários da modalidade escrita padrão da língua. Neste artigo apresentamos um panorama do que se entende por frases siamesas, uma explicação possível para o fenômeno e algumas sugestões de tratamento do problema que ultrapassam o limite da estrutura sintática. O trabalho específico com estruturas que apresentem essa tipologia e o contato com textos de qualidade são duas das sugestões apresentadas na tarefa de lidar com frases siamesas, especialmente em sala de aula.

Biografia do Autor

Samira Dall Agnol, Universidade de Caxias do Sul
É Mestre em Letras e Cultura Regional pela Universidade de Caxias do Sul, RS (2007), onde se licenciou em Letras Português/ Inglês em 2005. É professora de Língua e Literatura de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa do Ensino Médio.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Pressanto, I. M. P., & Agnol, S. D. (2019). Frases siamesas: uma alternativa de abordagem. Revista Linguagem & Ensino, 10(2), 451-475. https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15665