Vocabulário e leitura: procedimentos de ensino em cursos de Inglês Instrumental

  • Celso Henrique Soufen Tumolo Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: vocabulário, leitura, procedimentos de ensino, Inglês instrumental

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a relação de causa recíproca entre vocabulário e leitura, como também os resultados e conclusões de uma pesquisa realizada com três professores objetivando investigar os procedimentos usados para ensino de vocabulário em cursos de Inglês Instrumental. O foco da investigação foi em três passos considerados essenciais para aprendizagem de vocabulário: seleção de textos, procedimentos para apresentação de vocabulário e para retenção do vocabulário. Os resultados mostraram que, no que concerne aos critérios para seleção dos textos, familiaridade com o tópico e autenticidade do texto foram considerados os mais importantes, tendo os professores posturas semelhantes em relação à familiaridade de tópico, mas diferentes em relação à autenticidade. Em termos de procedimentos para apresentação de vocabulário, várias atividades foram usadas, sendo que a maioria refletia a abordagem top-down de leitura. E em termos de procedimentos para memorização, poucas atividades foram feitas para auxiliar a memorização em comparação às possibilidades apresentadas em literatura especializada.

Biografia do Autor

Celso Henrique Soufen Tumolo, Universidade Federal de Santa Catarina
É professor Adjunto do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras, do Centro de Comunicação e Expressão, da Universidade Federal de Santa Catarina. É pedagogo pela UNICAMP, com mestrado em Letras - Inglês, UFSC, em que buscou compreender formas de ensino e aprendizagem de vocabulário através da leitura de textos, e doutorado em Letras - Inglês, UFSC, com tese intitulada Assessment of Reading in English as a Foreign Language: Investigating the Defensibility of Test Items, em que investigou sobre formas de avaliação de competência, em particular, da habilidade de leitura em língua estrangeira. Tem, atualmente, interesse na área de metodologia de ensino, aspectos cognitivos da leitura em língua estrangeira, avaliação em educação e educação a distância. É, também, membro do NEL (Núcleo de Estudos em Leitura, UFSC) e pesquisador colaborador do IPPSEA (Instituto de Planejamento Pesquisa Social e Estudos Avançados).
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Tumolo, C. H. S. (2019). Vocabulário e leitura: procedimentos de ensino em cursos de Inglês Instrumental. Revista Linguagem & Ensino, 10(2), 477-502. https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15666