Estudo das interações mediadas por um serviço de tutoria pela Internet

  • Marcelo Giordan Universidade de São Paulo
  • Silvia Dotta Universidade de São Paulo
Palavras-chave: interação verbal, dialogia, tutoria pela Internet, diálogo virtual

Resumo

Este trabalho analisa aspectos do discurso escrito em interações virtuais, de sua aplicação em atividades educacionais, das características da linguagem utilizada em comunicação mediada por computadores, dos aspectos sociais e tecnológicos que interferem nessa comunicação. Partimos das hipóteses de que o pensamento se constitui em situações mediadas por linguagens diversificadas e que um processo de tutoria pela Internet, fundado na dialogia, amplia a qualidade e a quantidade dos enunciados de professores e alunos.Desenvolvemos um sistema de tutoria on-line que permitiu o registro de interações virtuais em atividades de ensino a distância. Analisamos dois episódios de interação mantidos nesse sistema e examinamos como a alternância e a mutação dos gêneros discursivos podem interferir na atuação de alunos e professores.

Biografia do Autor

Marcelo Giordan, Universidade de São Paulo
Bacharel e mestre em Química, doutor em Ciências pelo IQ-UNICAMP, livre-docente em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da USP, é docente do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da FE-USP desde 1995. Em 2002-2003, realizou estudos de pós-doutoramento na Faculty of Education and Language Studies da Open University (UK). Suas publicações incluem vários artigos em periódicos nacionais e internacionais.
Silvia Dotta, Universidade de São Paulo
É bacharel em Comunicação Social, mestre em Educação e doutoranda em Educação na FEUSP. Suas publicações mais recentes são: Diálogo virtual: desafios para a educação a distância (ABC Educatio, São Paulo, p.8-9, 1 jul. 2007) e Potencialidades da Internet para a Educação (Humus News, São Paulo, 1 maio 2007).
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Giordan, M., & Dotta, S. (2019). Estudo das interações mediadas por um serviço de tutoria pela Internet. Revista Linguagem & Ensino, 11(1), 127-143. https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15676