Interação e interdisciplinaridade na produção de textos poéticos no ensino fundamental

  • Marilice Pompeu da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: interação, interdisciplinaridade, produção de textos, ensino fundamental

Resumo

A pesquisa aborda a produção textual de poesias desenvolvida em uma sala de aula de 4ª série do ensino fundamental, na região Noroeste do Paraná, enfocando a interação e a interdisciplinaridade como princípios teórico-metodológicos. Apresentamse a análise das condições de produção dos textos, bem como as poesias obtidas, à luz da Lingüística Aplicada, com subsídios também da Literatura e da Educação. As análises dos textos evidenciaram que a interação e a interdisciplinaridade atuaram no processo de construção de textos, no ambiente escolar, em diferentes níveis.

Biografia do Autor

Marilice Pompeu da Silva, Universidade Estadual de Maringá
Tutora virtual do Curso de Engenharia Ambiental, na área de Leitura e Produção de Texto, da Universidade Aberta do Brasil-UFSCar (SP), é bacharel em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, SP e mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Suas pesquisas envolvem o trabalho com leitura e escrita na formação de alunos do ensino fundamental, acadêmicos de Letras e, atualmente, acadêmicos de Engenharia Ambiental, na modalidade de Ensino a Distância. É participante do Grupo de Pesquisa “Interação e escrita no ensino e aprendizagem”.
Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá
Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá, é mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista. Suas pesquisas envolvem o trabalho com leitura e escrita na formação do professor de línguas. É líder do Grupo de Pesquisa “Interação e escrita no ensino e aprendizagem”.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Silva, M. P. da, & Menegassi, R. J. (2019). Interação e interdisciplinaridade na produção de textos poéticos no ensino fundamental. Revista Linguagem & Ensino, 11(1), 201-234. https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15679