Inovações e conflitos na Proposta Curricular de SC: perspectivas na formação de professores

  • Maria Marta Furlanetto Universidade do Sul de Santa Catarina
Palavras-chave: ensino-aprendizagem, língua portuguesa, desafios, perspectivas

Resumo

Este trabalho trata de algumas questões associadas à linguagem no contexto social e outras relacionadas ao ensino e à aprendizagem de língua portuguesa como língua materna. Reflito sobre certas questões vinculadas à tradição de conceber a “unidade lingüística” nacional no contexto das normas sociais e aos meios correntemente utilizados para ensinar língua. Ponho o foco sobre os aportes da Proposta Curricular de Santa Catarina (PC-SC), levando em conta as políticas de educação lingüística. Apresento também alguns desafios e perspectivas para a validade e continuidade das diretrizespostas nesse documento, especialmente com vistas à formação docente, a partir de avaliações já efetuadas e de investigações educacionais em contextos mais abrangentes.

Biografia do Autor

Maria Marta Furlanetto, Universidade do Sul de Santa Catarina
Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1967), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1975) e doutorado em Linguistique Appliquée pela Universidade de Paris VIII (1976). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), no mestrado em Ciências da Linguagem, onde coordena o Grupo de Pesquisa “Análise do Discurso, pesquisa e ensino” (GADIPE). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes campos: discurso, educação, língua portuguesa e semântica. Integra o Grupo de trabalho de Lingüística Aplicada da ANPOLL. É membro do corpo editorial de vários periódicos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Furlanetto, M. M. (2019). Inovações e conflitos na Proposta Curricular de SC: perspectivas na formação de professores. Revista Linguagem & Ensino, 11(2), 287-310. https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15684