Funções do mas em um texto oral-dialogado

  • Aparecida Feola Sella Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: conversação, preservação da face, mas

Resumo

Este artigo retrata pesquisa sobre o estudo da conjunção ‘mas’, considerandose a proposta de Ducrot (1984) referente às orientações argumentativas operadas pelo mas. Empreende-se uma tentativa de conjugar a proposta desse autor às condições de produção de um texto oral-dialogado, nas quais os falantes empreendem esforços para garantirem a auto-imagem. Essa condição propicia usos dos ‘mas’ que extrapolam o universo da significação da frase, já que promove atos do tipo asserções, constatações, perguntas, dúvidas, os quais estão sob constante vigilância por parte dos interactantes. Sendo assim, tenta-se conciliar a possibilidade de se considerar tanto marcas inscritas na própria língua quanto traços de condução discursiva, no caso do texto oral-dialogado.

Biografia do Autor

Aparecida Feola Sella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (1994) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (2000). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste. Tem experiênciana área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisa considerando-se os temas textualidade, semântica, argumentação, ensino e gramática.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Sella, A. F. (2019). Funções do mas em um texto oral-dialogado. Revista Linguagem & Ensino, 11(2), 311-327. https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15685