Perífrases [V1 (E) V2] em gêneros escritos: propostas para um ensino de gramática baseado no texto

  • Maria Alice Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: perífrase [V1 (E) V2], gênero de discurso escrito, funcionalismo

Resumo

À luz do referencial teórico do funcionalismo norte-americano, trato da perífrase [V1 (E) V2], em que V1 é o verbo auxiliar gramatical e V2 é o verbo principal lexical. Nesse tipo de perífrase, V1 é um verbo como IR, CHEGAR, PEGAR, que, prototipicamente, adiciona um traço de repentino e/ou surpreendente ao evento denotado por V2. Utilizando dados provenientes de fontes diversas, analiso o grau de disseminação da perífrase [V1 (E) V2] no português brasileiro contemporâneo escrito. Verifico que essa perífrase aparece em diferentes gêneros de discurso escrito, especialmente naqueles que permitem a manifestação de estilos informais. Todavia, aponto que a perífrase sob estudo aparece também em gêneros escritos formais. Além disso, apresento algumas sugestões a respeito de como abordar a perífrase [V1 (E) V2] em salas de aula de níveis fundamental e médio, defendendo que a análise de qualquer aspecto da gramática deve ser feita com base em textos de diferentes gêneros orais e escritos.

Biografia do Autor

Maria Alice Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
É professora adjunta III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua nas áreas de Sociolingüística e Teoria e Análise Lingüística. Seu interesse principal de pesquisa reside nas relações entre os fenômenos de variação e gramaticalização. Fez mestrado e doutorado no Curso de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina, com um estágio, durante o doutorado, na Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos. Tem vários artigos e capítulos de livro publicados e é uma das organizadoras do livro Lingüística Funcional e Ensino de Gramática, publicado pela EDUFRN.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Tavares, M. A. (2019). Perífrases [V1 (E) V2] em gêneros escritos: propostas para um ensino de gramática baseado no texto. Revista Linguagem & Ensino, 11(2), 329-347. https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15686