O português falado por descendentes de holandeses em Carambeí (PR) e os róticos em coda

  • Letícia Fraga Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: róticos, estudo acústico, fonética experimental, bilingüismo português/holandês, contato de línguas

Resumo

Este trabalho apresenta a caracterização acústica dos róticos em coda no português carambeiense falado pelas 2ª e 3ª gerações de descendentes de holandeses, comparando-os. Apesar do cunho fonético do trabalho, acredita-se que os dados obtidos poderão auxiliar uma futura pesquisa de cunho variacionista, já que estudos anteriores (Fraga, 2005; Fraga, 2006a) apontam haver uma mudança em curso no que diz respeito aos róticos em coda no português carambeiense. Considerando a situação de contato entre o holandês e o português e o bilingüismo dos descendentes de holandeses resultante desse contato, analisou-se também o /r/ em coda no holandês falado pelos mesmos informantes, apesar de a 3ª geração de descendentes ser pouco fluente na língua. Os dados em holandês foram comparados aos dados em português, no sentido de se verificarem possíveis semelhanças acústicas entre esses sons.

Biografia do Autor

Letícia Fraga, Universidade Estadual de Ponta Grossa
É licenciada em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutora pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística; Sociolingüística e Dialetologia; Lingüística Aplicada. Atua principalmente nos seguintes temas: fonética/fonologia; bilingüismo; análise contrastiva; língua portuguesa; línguas estrangeiras modernas; aquisição da escrita.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Fraga, L. (2019). O português falado por descendentes de holandeses em Carambeí (PR) e os róticos em coda. Revista Linguagem & Ensino, 11(2), 349-376. https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15687