Reflexão e ações na formação e atuação do professor de língua portuguesa: o diálogo como condição de autoria na prática educativa

  • Regina Aparecida Ribeiro Siqueira Universidade Estadual Paulista
  • Rozana Aparecida Lopes Messias Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: ação-reflexão, autoria, experiência, diálogo, ensino de português

Resumo

Propomo-nos, neste artigo, a refletir sobre a formação e a prática de professores de língua portuguesa, numa perspectiva denominada reflexiva. Nosso intuito configurase, essencialmente, em pensar sobre como o professor interage com as orientações teóricas, em especial as contidas nos PCNs destinadas ao ensino de língua portuguesa, e, a partir desta relação, de que maneira se constitui autor de sua prática pedagógica em sala de aula. Para tal, observaremos a atuação de um professor de língua portuguesa em uma classe de ensino fundamental (5ª série), considerando a forma como o mesmo, a partir da leitura dos PCNs de língua portuguesa, orienta, em sala de aula, as atividades de produção de textos orais.

Biografia do Autor

Regina Aparecida Ribeiro Siqueira, Universidade Estadual Paulista
É graduada em Pedagogia/Habilitação em Orientação Educacional pela Fundação Valeparaibana de Ensino, São José dos Campos/SP, em 1978. Com Mestrado em Psicologia da Educação pela PUC/SP, em 1984. é docente de Psicologiada Educação e Didática, do Departamento de Educação, junto ao Curso de Licenciatura em Letras, da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista/UNESP/Campus de Assis, desde 1985. Coordena o Projeto de Educação de Jovens e Adultos, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual Paulista/ UNESP/ Campus de Assis, desde 2000. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista/ UNESP/Campus de Marília, desde 2005.
Rozana Aparecida Lopes Messias, Universidade Estadual Paulista
É Graduada em Letras/Habilitação em Português e Espanhol pela UNESP/Assis em 1993; mestre em Lingüística pela UNESP/Assis em 2003; doutoranda em Educação UNESP/Marília, desde 2005. Atuou como professora de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio de 1993 a 2005; como professora de Lingüística e Prática de Ensino de Língua Portuguesa para o curso de Letras na UNIESP/Presidente Prudente, de 2002 a 2006; como professora substituta de Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Estágio Supervisionado, junto ao curso de Letras da UNESP/Assis, no ano de 2006; é professora da UNIP/Assis, desde 2005, onde ministra disciplinas da área de prática de ensino e lingüística.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Siqueira, R. A. R., & Messias, R. A. L. (2019). Reflexão e ações na formação e atuação do professor de língua portuguesa: o diálogo como condição de autoria na prática educativa. Revista Linguagem & Ensino, 11(2), 377-392. https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15688