Dízimo: um beco sem saída

  • João Carlos Cattelan Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luciane Thomé Schröder Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: prática cultural, prática discursiva, dízimo

Resumo

Este estudo busca analisar alguns painéis expostos numa igreja, que abordam o tema do dízimo, e desvelar uma estratégia discursiva posta em prática: ela não permite que o fiel diga não à contribuição. Os painéis estavam pendurados nas paredes em diversos lugares. Embora se trate de painéis, como dito, a análise considera apenas a constituição lingüística dos mesmos, sem atentar para a sua imagética ou para a sua distribuição espacial. O suporte teórico de análise é crucialmente ducrotiano e se vale dos conceitos de topos argumentativo e formas tópicas. Vale-se, ainda, das noções de encadeamento, pressuposição e inferência, já que é pela sua aplicação que se encontram os implícitos do discurso, responsáveis pela coação mencionada.

Biografia do Autor

João Carlos Cattelan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Concluiu o doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em 2003. É professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Publicou 36 artigos e 26 trabalhos completos em anais de eventos. Possui 5 livros de que participou como organizador e 2 em que é autor único. Entre 2002 e 2004, coordenou 2 projetos de pesquisa. Atualmente, coordena 1 projeto de pesquisa. Atua na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso. Os termos mais freqüentes da sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Estudos Lingüísticos, Lingüística Textual, Análise do Discurso, Efeitos de Sentido, Estudos Culturais, Leitura, Língua Portuguesa e Estudos de Imagem.
Luciane Thomé Schröder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Possui graduação em Letras (1999) e Mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006). Atualmente, é professora colaboradora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Publicou 8 artigos e 14 trabalhos completos em anais de eventos. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando nos seguintes temas: discurso, mídia, cultura e ensino da língua materna.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Cattelan, J. C., & Schröder, L. T. (2019). Dízimo: um beco sem saída. Revista Linguagem & Ensino, 11(2), 419-438. https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15691