Estudo exploratório de uma comunidade no contexto de ensino-aprendizagem de inglês instrumental

  • Silvia Matravolgyi Damião Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Palavras-chave: comunidades, ensino-aprendizagem, inglês instrumental

Resumo

Com o objetivo de melhor compreender o contexto em que um curso de inglês instrumental está inserido, este trabalho procurou analisar como os alunos de uma faculdade de engenharia, matriculados no curso de inglês instrumental oferecido no primeiro ano de graduação, descrevem e entendem o contexto institucional em que tal curso está inserido, como o comparam ao curso de línguas proposto e como entendem a proposta pedagógica desse curso. Tal análise teve por objetivo verificar se existem elementos constitutivos de uma comunidade nesse contexto. Para tanto, os alunos participaram de uma conversa semi-estruturada, que foi analisada à luz de categorias comuns a diversas conceituações de comunidade existentes na literatura e discutidas ao longo do artigo. Os resultados mostraram que o contexto institucional parece englobar elementos constitutivos de uma comunidade, ao passo que o curso de inglês instrumental não se constitui como uma comunidade, permanecendo, na percepção dos alunos, apenas um curso que tem uma proposta pedagógica diferenciada dentro de um contexto muito singular.

Biografia do Autor

Silvia Matravolgyi Damião, Instituto Tecnológico de Aeronáutica
É doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), professora do Departamento de Humanidades do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde atua em pesquisa e no ensino, com disciplinas nas áreas de língua estrangeira (inglês) e CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para cursos de graduação em Engenharia. É, também, professora colaboradora do curso de pósgraduação em Lingüística Inglesa na Universidade de Taubaté. Participa de grupos de estudos e de pesquisa nas áreas de ensino-aprendizagem de língua inglesa na abordagem instrumental, formação de professores, e tecnologia e educação.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Damião, S. M. (2019). Estudo exploratório de uma comunidade no contexto de ensino-aprendizagem de inglês instrumental. Revista Linguagem & Ensino, 11(2), 439-468. https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15692