O ensino do gênero resenha pela abordagem sistêmico-funcional na formação de professores

  • Orlando Vian Jr. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sumiko Nishitani Ikeda Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), ensino de produção escrita, resenha acadêmica

Resumo

Este artigo tem por objetivo principal discutir a implementação de atividades pedagógicas de produção escrita com base na perspectiva sistêmico-funcional (Halliday, 1978, 1985, 1994, 2004) de linguagem. A partir da necessidade de produção de resenhas acadêmicas por alunos em cursos de pós-graduação, focamos nos conceitos da gramática sistêmico-funcional e como estes podem ser operacionalizados de forma a desenvolver o processo de escrita, bem como incitar a reflexão sobre a relação texto-linguagem-contexto.

Biografia do Autor

Orlando Vian Jr., Universidade Federal do Rio Grande do Norte
É mestre e doutor em lingüística aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde foi professor no Departamento de Lingüística e no Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem. Atualmente é professor no curso de graduação em Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Suas áreas de interesse centram-se em questões relacionadas ao ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira e à formação do professor, bem como estudos em gêneros discursivos e estudos da interface discurso.
Sumiko Nishitani Ikeda, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutora em lingüística aplicada, é professora titular na Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sua pesquisa concentra-se na interface do discurso e da gramática, com enfoque na análise do discurso crítica. Questões como a avaliação e a persuasão são examinadas sob a ótica da lingüística sistêmico-funcional, na ampliação que a metafunção interpessoal dessa teoria tem recebido, em especial, através do conceito de Avaliatividade. Tem pós-doutorado pela Tokyo Kokuritsu Kenkyujoo, tendo lecionado na Osaka University of Foreign Studies e na Kyoto University of Foreign Studies, entre 1992 e 1998.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Vian Jr., O., & Ikeda, S. N. (2019). O ensino do gênero resenha pela abordagem sistêmico-funcional na formação de professores. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 13-32. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15696