Contribuições da Teoria da Relevância para a prática de interpretação de textos: uma ilustração por meio de textos de humor

  • Marcos Goldnadel Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rita de Cássia Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Teoria da Relevância, implicatura, inferência, interpretação textual, ensino

Resumo

A Teoria da Relevância constitui, atualmente, um dos importantes paradigmas em Pragmática. O propósito deste artigo é apresentar possíveis contribuições dessa teoria à prática de interpretação de textos em sala de aula a partir da análise de textos de humor. São apresentados alguns conceitos fundamentais da teoria, com base nos quais é realizada uma análise de textos humorísticos. Em seguida, realiza-se uma reflexão sobre a prática escolar da atividade de interpretação de textos à luz dos conceitos da Teoria da Relevância, propondo-se atividades de leitura voltadas à conscientização do caráter inferencial do processo de interpretação de enunciados.

Biografia do Autor

Marcos Goldnadel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
É licenciado em Letras Latim pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS e doutor em em Linguística Aplicada pela PUCRS. Atualmente, é professor de Linguística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde conduz pesquisa na área de Pragmática Formal e atua no curso de graduação em Letras e no mestrado em Lingüística, na Especialidade Teoria e Análise Linguística, Linha de pesquisa Gramática, Semântica e Léxico.
Rita de Cássia Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
É licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Seus interesses de pesquisa estão na interface das áreas Lingüística e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infantil, compreensão e inferência. Atualmente é professora da Escola Maria Imaculada.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Goldnadel, M., & Oliveira, R. de C. (2019). Contribuições da Teoria da Relevância para a prática de interpretação de textos: uma ilustração por meio de textos de humor. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 33-48. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15697