Um estudo de caso sobre o ensino de língua estrangeira: contrastando lei, teoria e prática

  • Luciana Iost Vinhas Universidade Católica de Pelotas
Palavras-chave: ensino, língua estrangeira, lei, teoria e prática

Resumo

O trabalho trata do ensino de língua inglesa em escolas localizadas em uma cidade do Sul do Brasil. É proposto que se contrastem lei, teoria e prática, sendo apresentados os conteúdos, os procedimentos didático-pedagógicos e os objetivos subjacentes identificados na observação de cinco cadernos de alunos matriculados em cinco escolas públicas de Pelotas. A reflexão propõe que, para que ocorra o exercício da cidadania, seria necessário trabalhar, pelo menos, a leitura e a produção textual em sala de aula. Também é importante que se pense sobre o estatuto da disciplina de língua estrangeira nas escolas, devendo haver mais diálogo entre teoria, lei e prática.

Biografia do Autor

Luciana Iost Vinhas, Universidade Católica de Pelotas
Graduou-se em Letras, habilitação Português/Inglês, pela Universidade Católica de Pelotas e é mestranda em Lingüística Aplicada por esta universidade. Enquanto bolsista de iniciação científica, trabalhou com aquisição fonológica de língua estrangeira e, também, com a questão da identidade profissional do professor de línguas. Atualmente, a temática de seu trabalho está centrada no processo de constituição do sentido a partir de uma perspectiva diferenciada.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Vinhas, L. I. (2019). Um estudo de caso sobre o ensino de língua estrangeira: contrastando lei, teoria e prática. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 227-252. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15708