Portfólio empresarial digital: gênero do discurso ou suporte textual?

  • Rosângela Hammes Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Moacir Jorge Rauber Universidade do Minho, Portugal
Palavras-chave: portfólio empresarial, gêneros do discurso, suporte de textos, enunciado

Resumo

Neste artigo, objetivamos responder à seguinte questão: o portfólio empresarial é um gênero do discurso ou um suporte de textos? Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e de análise de dados. Na parte bibliográfica, conceituamos portfólio, a partir de fontes diversas, e gêneros do discurso e suporte de textos, a partir de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2003), respectivamente, com vistas a aproximar os conceitos citados. Na análise de dados, analisamos dois portfólios empresariais digitais, correlacionando-os às características de gênero e de suporte. Como resultado, consideramos que o portfólio empresarial constitui-se como um gênero do discurso, cujo nome provém do/remete ao suporte textual do portfólio analógico (impresso): porta-folhas. Assim sendo, a incerteza de se caracterizar o portfólio empresarial como gênero vem menos do fato de se ver nele características de gênero, mas antes da polissemia do termo portfólio, que pode significar um suporte de estocagem de uma coletânea de textos/folhas ou um gênero do discurso.

Biografia do Autor

Rosângela Hammes Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina
É graduada em Letras - Português: Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. É editora geral da revista Working Papers em Linguística (UFSC) e membro do Conselho Editorial das revistas Fórum Linguístico (UFSC), Linguagem & Ensino (UCPEL), Caderno de Letras (UFPEL), Revista ContraPonto (PUC Minas) e DITO EFEITO (UTFPR). É coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA). É membro do banco de avaliadores de cursos de graduação e de pós-graduação do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros do discurso, ensino e aprendizagem de língua materna, produção textual, letramento, metodologia de ensino do português, formação de professores, análise dialógica do discurso, lingüística textual, Círculo de Bakhtin.
Moacir Jorge Rauber, Universidade do Minho, Portugal
Possui graduação em Secretariado Executivo Bilíngüe pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1996), graduação em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (2004), MBA em Marketing (1998), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), com ênfase em Gestão da Qualidade e Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho - Braga, Portugal (2010). Tem experiência na área Administrativa, atuando principalmente nas áreas de Departamento Pessoal, Vendas e Planejamento Estratégico. Na docência atua nas áreas de Técnicas Secretariais, Língua Espanhola, Gestão Ambiental, Estratégias Mercadológicas, Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Rodrigues, R. H., & Rauber, M. J. (2019). Portfólio empresarial digital: gênero do discurso ou suporte textual?. Revista Linguagem & Ensino, 12(2), 351-371. https://doi.org/10.15210/rle.v12i2.15714