As expressões idiomáticas no ensino de espanhol como língua estrangeira

  • Tatiana Helena Carvalho Rios Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: competência, expressão idiomática, fraseologia

Resumo

Neste trabalho consideramos alguns aspectos da teoria fraseológica e da Lingüística Aplicada para observar como as expressões idiomáticas são apresentadas no ensino de espanhol como língua estrangeira. Retomamos as competências propostas por Almeida Filho (1998) e Navarro (2005) e propomos ainda a competência idiomática, que seria o conhecimento das conotações lexicalizadas de uma língua estrangeira. Concluímos que, apesar dos avanços inquestionáveis das duas áreas e de suas contribuições para a integração dos idiomatismos e de outros tipos de unidades fraseológicas nos materiais didáticos e nas aulas de línguas estrangeiras, os estudos sobre esse tema ainda podem avançar e a questão tende a ser tratada de forma cada vez mais adequada.

Biografia do Autor

Tatiana Helena Carvalho Rios, Universidade Estadual Paulista
É professora adjunta de Língua Espanhola na Universidade Estadual de Londrina. Tem o português como língua materna e o espanhol como língua paterna. É bacharel em Letras / Tradutor (2001), mestre (2004) e doutora (2010) em Estudos Lingüísticos pela Universidade Estadual Paulista (IBILCE). Em Madri, fez o Curso de Alta Especialização em Filologia Hispânica, no Instituto da Língua Espanhola do CSIC e obteve o título de Magíster en Filología Hispánica (2007). Teve bolsas da FUNCAMP, PIBIC/CNPq, FAPESP, CAPES, UNESP/FCLAr e Fundação Carolina. Participou da elaboração do PIP: Dicionário de Provérbios, Idiomatismos e Palavrões (2002), do Dicionário Eletrônico de Expressões Idiomáticas Português-Francês, Francês-Português (2007) e do Novo PIP: Dicionário de Provérbios, Idiomatismos e Palavrões em uso (2008). Trabalhou como consultora, intérprete, professora, revisora e tradutora de língua espanhola. Seus principais temas de interesse são: fraseologia, lexicografia bilíngüe e tradução.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Rios, T. H. C. (2019). As expressões idiomáticas no ensino de espanhol como língua estrangeira. Revista Linguagem & Ensino, 12(2), 393-418. https://doi.org/10.15210/rle.v12i2.15716