O papel da instrução na aquisição do Espanhol como L2: um estudo sobre o se – operador aspectual como delimitador

  • Elena Ortiz Preuss Universidade Federal de Goiás
  • Ingrid Finger Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: instrução, aspecto, pronome SE

Resumo

Este artigo visa a analisar o papel da instrução formal na aquisição do conhecimento implícito sobre o pronome SE, como operador aspectual em espanhol, por aprendizes brasileiros. O estudo foi desenvolvido com aprendizes, divididos em dois grupos, um experimental e outro de controle, que participaram das etapas de pré e póstestagem. As tarefas envolviam atividades de compreensão, que exigiam justificativa para as respostas, e de produção de frases. O grupo experimental foi também exposto à instrução formal sobre o uso do pronome SE em espanhol durante duas semanas de aulas. A análise dos dados revelou que a intervenção pedagógica realizada aumentou o grau de acurácia em ambas as tarefas, confirmando assim as predições da Hipótese da Interface Fraca com relação à interação entre conhecimento implícito e explícito na aprendizagem de L2.

Biografia do Autor

Elena Ortiz Preuss, Universidade Federal de Goiás
Possui graduação em Letras Português/Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Campus Frederico Westphalen-RS (2000), Mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (2005) e Doutorado em Estudos da Linguagem, Especialidade em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Goiás - UFG. Tem experiência na área de Letras, Linguística Aplicada, Psicolinguística, com ênfase em Língua Espanhola. Seus interesses de pesquisa são: aquisição de L2/LE; acesso lexical; produção de fala; memória e aprendizagem; interface entre os conhecimentos explícito e implícito; foco na forma; aspecto verbal.
Ingrid Finger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professor Adjunto da UFRGS (Departamento de Línguas Modernas) com vínculo permanente ao PPG Letras/ Especialidade de Linguística Aplicada. Possui Mestrado e Doutorado em Letras pela PUCRS (1995/2000), tendo realizado estágio doutorado-sanduíche na City University of New York CUNY (1998). Realizou Estágio Senior no Exterior no Brain and Language Lab, Georgetown University, trabalhando em conjunto com Michael Ullman (2010/2011). Tem experiência na área de Psicolingüística e Lingüística Aplicada. Seus interesses de pesquisa atuais incluem: (a) relação entre memoria e linguagem; (b) cognição e bilinguismo; (c) papel da instrução implícita e explícita na aquisição de L2.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Preuss, E. O., & Finger, I. (2019). O papel da instrução na aquisição do Espanhol como L2: um estudo sobre o se – operador aspectual como delimitador. Revista Linguagem & Ensino, 12(2), 435-462. https://doi.org/10.15210/rle.v12i2.15718