Uma questão de estilo: investigando estilos de ensino de professores de L2 sob a perspectiva de estilos de aprendizagem

  • Maria da Glória Guará Tavares Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: estilos de aprendizagem, estilos de ensino, ensino, equilíbrio

Resumo

Este estudo investiga quais estilos de aprendizagem tendem a ser mais favorecidos pelos professores de L2, a relação entre os estilos de ensino dos professores de L2 e seus próprios estilos de aprendizagem, as reações dos alunos quanto a discutir sobre seus estilos de aprendizagem e as dificuldades encontradas pelos professores ao tentarem acomodar diferentes alunos. Os participantes foram oito professores dos cursos Extracurriculares da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os dados foram coletados através de observação de sala de aula, questionários, uma sessão reflexiva e uma entrevista. Os resultados indicam que alunos extrovertidos e sinestésicos estão entre os mais favorecidos, os professores tendem a ensinar de acordo com seus próprios estilos de aprendizagem, os alunos estão abertos para discutir sobre seus estilos de aprendizagem e os professores identificam a carência de tempo para planejar aulas como uma das dificuldades ao tentarem acomodar diferentes aprendizes em sala de aula.

Biografia do Autor

Maria da Glória Guará Tavares, Universidade Federal de Santa Catarina
É especialista em metodologia do ensino de Inglês como língua estrangeira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É doutoranda em Lingüística Aplicada, sob a orientação da Profa. Dra. Mailce Borges Mota Fortkamp, e atualmente está fazendo estágio no exterior, na Universidade de Auckland, sob a co-orientação de Dr. Rod Ellis. Atua em pesquisas sobre estilos de aprendizagem, ensino baseado em tarefas, produção oral em L2 e memória de trabalho. É membro do grupo de pesquisa em “Aspectos Cognitivos da Produção Oral em L2”, coordenado pela Profa. Dra. Mailce B. M. Fortkamp.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Guará Tavares, M. da G. (2019). Uma questão de estilo: investigando estilos de ensino de professores de L2 sob a perspectiva de estilos de aprendizagem. Revista Linguagem & Ensino, 10(1), 109-140. https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15727