O Sincretismo na publicidade social: a construção solidária de sentidos

Palavras-chave: Semiótica discursiva, Cadeias isotópicas, Publicidade social, Estratégias enunciativas.

Resumo

À luz de preceitos da semiótica discursiva, principalmente dos trabalhos de Fiorin (2005, 2009, 2012), Barros (1997) e Teixeira (2008, 2009), neste artigo realizamos a análise de três peças de publicidade social buscando explicitar como mecanismos de ordem verbal e visual se inter-relacionam de modo a atribuírem peso argumentativo aos textos. Mais especificamente, buscamos evidenciar o modo de articulação entre figuras e temas que, nestes textos, entrelaçam universos semânticos distintos e se configuram como estratégias enunciativas de persuasão do enunciatário.

Biografia do Autor

Luciana Maria Crestani, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Doutor em Letras pela PUCRS. Professor de graudação e pós-graduação em Letras na UFPEL. 

Referências

ACÇÃO-ANIMAL. Campanha contra touradas. 2008. Disponível em: https://accaoanimal.wordpress.com/2008/08/02/campanhatouradasnaovasnaovejasnaomates1/ Acesso em: 17 maio 2015.

ACÇÃO-ANIMAL. Quem somos. Disponível em: https://accaoanimal.wordpress.com/about/. Acesso em: 15 jan. 2019.

ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais. Animais não são palhaços. 2017. Disponível em: https://www.anda.jor.br/2017/05/animais-nao-sao-palhacos Acesso em: 15 jan. 2019.

ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais. Sobre a ANDA. Disponível em: https://www.anda.jor.br/adicionais/anuncie/sobre-a-anda/. Acesso em: 18 jan. 2019.

APAV. Campanha APAV / Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. 2012. Disponível em: https://www.apav.pt/apav_v3/index.php/pt/384-campanha-apav-25-novembro-dia-internacional-pela-eliminacao-da-violencia-contra-as-mulheres Acesso em: 15 jan. 2019.

APAV. Quem somos. Disponível em: https://www.apav.pt/apav_v3/index.php/pt/apav-1/quem-somos. Acesso em: 15 jan. 2019.

BALONAS, Sara Teixeira Rego de Oliveira. A publicidade a favor de causas sociais: evolução, caracterização e variantes do fenômeno em Portugal. 2006. Tese (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade do Minho, Braga, 2006.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1997.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Algumas reflexões semióticas sobre a enunciação. In: DI FANTI, Maria da Glória; BARBISAN, Leci. (Orgs.) Enunciação e discurso: tramas de sentidos. São Paulo: Contexto, 2012. p. 25-49.

DOURADO, Alcina. Do comercial ao social: uma abordagem da publicidade cidadã. In: CONGRESSOS 6º SOPCOM/8º LUSOCOM, 2009, Lisboa. Anexos. Lisboa: Universidade Lusófona, 2009. p. 472-499.

FIORIN, José Luiz. Notas para uma didática do português. In: BASTOS, Neusa Barbosa de (Org.). Língua portuguesa: histórias, perspectivas, ensino. São Paulo: EDUC, 1998. p. 123-134.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 13. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

FIORIN, José Luiz. Para uma definição das linguagens sincréticas. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia (Orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p. 15-40.

FIORIN, José Luiz. Da necessidade de distinção entre texto e discurso. In: BRAIT, Beth; SOUZA E SILVA, Maria Cecília. (Orgs.). Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012. p.145-165.

FLOCH, Jean-Marie. Petites mythologies de l’oeil et de l’esprit: pour une sémiotique plastique. Amsterdam: Hadés-Benjamins, 1985.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.

LORENZ, Roseméri. A pluriisotopia na construção dos textos humorísticos. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2006.

LPDA - Liga Portuguesa dos Direitos do Animal. Sobre nós. Disponível em: https://www.lpda.pt/sobre-nos/#top Acesso em: 15 jan. 2019.

OLIVEIRA, Ana Cláudia de. A plástica sensível da expressão sincrética e enunciação global. In: OLIVEIRA, Ana Claúdia de; TEIXEIRA, Lucia (Orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p. 79-140.

TEIXEIRA, Lucia. Leitura de textos visuais: princípios metodológicos. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Língua portuguesa: lusofonia – memória e diversidade cultural. São Paulo: EDUC, 2008. p. 299-306.

TEIXEIRA, Lucia. Para uma metodologia de análise de textos verbovisuais. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia (Orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p. 41-78.

Publicado
2019-05-06
Como Citar
Maria Crestani, L., Regina Cayser, E., & Ricardo Fagundes dos Santos, J. (2019). O Sincretismo na publicidade social: a construção solidária de sentidos. Revista Linguagem & Ensino, 22(1), 293-309. https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16069