Planos de aula de língua portuguesa em plataformas virtuais: das projeções metodológicas às suas inconsistências

Palavras-chave: Planos de Aula, Metodologia, Planejamento, Acontecimento da aula, Discurso.

Resumo

Neste artigo, analisamos e problematizamos dois planos de aula de Língua Portuguesa disponibilizados em plataformas virtuais voltadas para o professor. Com base na Análise de Discurso, formulada por Michel Pêcheux, apostamos na perspectiva de que o acesso a essas plataformas, dependendo do uso e das finalidades, pode produzir o efeito de apagamento do lugar de professor. Tais plataformas que disponibilizam materiais prontos, sejam planos de aula, sejam aulas prontas, constroem o perfil de “professor consumidor”: aquele que não realiza um trabalho crítico acerca deste material e que deles se vale indiscriminadamente. As análises mostram certos problemas na estruturação dos planos de aula disponibilizados, particularmente na parte metodológica das aulas.

Referências

AGUSTINI, Cármen; RODRIGUES, Eduardo Alves. O processo de (re)escrita de textos no espaço político-simbólico escolar: rasura, subjetividade, (neo)liberalismo. Revista Letras e Letras, edição especial, v. 32/3, p. 105-134, 2016. https://doi.org/10.14393/LL65-v32n3a2016-7

AGUSTINI, Cármen; LEITE, João de Deus. A relação entre teoria e prática no Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: uma abordagem enunciativa. Revista ReVEL, edição especial n. 11, p. 158-181, 2016.

AGUSTINI, Cármen; LEITE, João de Deus. Da Experiência humana no Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. In: FIGUEIRA-BORGES, Guilherme; SILVA, Márcia Aparecida. Ensino de Línguas em diferentes contextos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 51-90.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução a partir do francês de Maria Ermantina Galvão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Português (1º e 2º ciclos do ensino fundamental). v. 3. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes para a formação de professores da Educação Básica, 2001.

BRASIL. Plano de aula. Língua Portuguesa – Diferenciando correspondências. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016793.PDF. Acessado em 12 de março de 2018.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernand. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. 278 p. (Tradução e organização: Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro).

LEITE, João de Deus; AGUSTINI, Cármen. Dos relatos reflexivos do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: a questão do regime enunciativo. Revista Signum. v. 21. n. 3, p. 346-366, 2018. http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n3p346

OLIVEIRA, João Batista Araújo; CHADWICK, Clifton. Aprender e Ensinar. São Paulo: Global, 2004.

PÊCHEUX, Michel [1975]. Semântica e Discurso – uma crítica a afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

PÊCHEUX, Michel [1983]. Discurso – estrutura ou acontecimento. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2008.

SBROGIO, Patrícia Cordeiro. Português – Jogo da memória dos pronomes. Disponível em https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/portugues-jogo-da-memoria-de-pronomes.htm. Acessado em 10 de março de 2018.

Publicado
2019-05-06
Como Citar
Lúcia Hernandes Agustini, C., de Deus Leite, J., & A. Gouveia, R. (2019). Planos de aula de língua portuguesa em plataformas virtuais: das projeções metodológicas às suas inconsistências. Revista Linguagem & Ensino, 22(1), 57-86. https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16129