Das práticas sociais ao conteúdo temático: interfaces da intervenção no gênero redação do Enem

Palavras-chave: Redação do Enem, Intolerância Religiosa, Interculturalidade, Discurso.

Resumo

Este trabalho analisa as propostas de intervenção apresentadas nas redações modelares do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2016. A partir da propositura do tema intolerância religiosa, a interculturalidade é gestada em um contexto de admissão do acirramento das lutas por reconhecimento de identidades e de direitos nas sociedades contemporâneas. O espaço destinado à intervenção emerge como campo de tensão, forjado no embate de forças entre diferentes agentes sociais aos quais é atribuído o papel de dirimir, controlar e aplacar conflitos. Utilizando-nos do aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso de matriz francesa, dos pressupostos foucaultianos acerca de poder e discurso, e considerando as peculiaridades do itinerário histórico nacional, pretendemos examinar as ocorrências, a complementariedade de ação e a hierarquização dos agentes atuantes na intervenção e, assim, reconhecer os desdobramentos e as nuanças da complexa trama discursiva formada em torno da convivência e dos intercâmbios culturais no Brasil.

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Publicado
2019-05-06
Como Citar
Fernandes Pimenta de Almeida Lima, F., & Paula de Sousa Bacelar, A. (2019). Das práticas sociais ao conteúdo temático: interfaces da intervenção no gênero redação do Enem. Revista Linguagem & Ensino, 22(1), 87-101. https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16132