Consciência fonológica, leitura e compreensão leitora no alemão como língua adicional

Palavras-chave: Consciência Fonológica, Compreensão Leitora, Instrução com Foco na Forma, Língua Adicional, Língua Alemã.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo promover o desenvolvimento da consciência fonológica de crianças brasileiras aprendizes de língua alemã como língua adicional, estimulado via instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos, e verificar se a consciência fonológica pode influenciar no processo de leitura e na compreensão leitora. A pesquisa contou com 30 participantes (entre 10 e 11 anos), 18 do grupo experimental e 12 do controle. A metodologia englobou pré- e pós-teste, envolvendo: tarefas de CF, uma atividade de leitura e compreensão leitora e uma de leitura em voz alta. Na segunda etapa da pesquisa, foram realizados os momentos de instrução explícita em sala de aula, para o trabalho com os sons-alvo da pesquisa. Os resultados revelaram que a instrução explícita proporcionou uma melhora estatisticamente significativa da consciência fonológica dos aprendizes, o que não influenciou, necessariamente, a leitura e compreensão leitora na língua alemã como língua adicional durante o tempo de avaliação da pesquisa.

Referências

AEBERSOLD, J. A.; FIELD, M. L. From reader to reading teacher. New York: Cambridge University Press, 1997.

ANDERSON, N. J. Metacognitive Reading Strategy Awareness of ESL and EFL Learners. The CATESOL Journal, v. 16, n. 1, p. 11-27, 2004.

ALVES, U. K. O que é consciência fonológica. In: LAMPRECHT, R. R. et al. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012a. p. 29-40.

ALVES, U. K. Consciência dos aspectos fonético-fonológico da L2. In: LAMPRECHT, R. R. et al. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012b. p. 169-190.

ALVES, U. K. A explicitação dos aspectos fonético-fonológicos da L2: teoria e pesquisa na sala de aula. In: LAMPRECHT, R.R. et al. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012c. p. 211-258.

BERNHARDT, E. B. Three Approaches to Reading Comprehension in Intermediate German. The Modern Language Journal, v. 67, n. 2, 1983, p. 111–115. https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.1983.tb01478.x

CAPOVILLA, A. G. S. Leitura, escrita e consciência fonológica: desenvolvimento intercorrelações e intervenções. 1999. 262f. Tese (Doutorado) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

CAPOVILLA, A. G. S.; GUTSCHOW, C. R. D.; CAPOVILLA, F. C. Habilidades cognitivas que predizem competência de leitura e escrita. Psicol. teor. prat., São Paulo, v. 6, n. 2, p. 13-26, dez. 2004.

CELCE-MURCIA, M. Teaching Pronunciation Communicatively. MEXTESOL Journal, v. 7, n. 1, p. 10-25, abr. 1983.

CELCE-MURCIA, M. Teaching Pronunciation: a course and reference guide. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

CELCE-MURCIA, M.; BRINTON, D. M.; GOODMAN, J. M. Teaching Pronunciation: a reference for teachers of English to speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

DUTRA, E. O. Os efeitos da instrução com foco na forma na aprendizagem de clíticos de 3ª pessoas do espanhol por universitários brasileiros. 2015. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2015.

EHLERS, S. Entwicklung von Lesekompetenz in der Fremdsprache. Babylonia 3+4, p. 31-38, 2006.

GOMBERT, J.E. Metalinguistic development. Hertfordshire: Harvester, Wheatsheaf, 1992.

GRABE, W. Current developments in second language reading research. TESOL. Quarterly, v. 25, n. 3, p. 375-406, 1991.

GRABE, W. Revisiting the MLA Report on reconfiguring foreign language programs: Therole of reading. Reading in a Foreign Language, v. 22, Suppl. 1, p. 11-14, Jan. 2010. https://doi.org/10.2307/3586977

HALE, A. D.; SKINNER, C. H.; WILLIAMS, J.; HAWKINS, R.; NEDDENRIEP, C. E.; DIZER, J. Comparing comprehension following silent and aloud reading across elementary and secondary students: Implication for curriculum-based measurement. The Behavior Analyst Today, v. 8, n. 1, p. 9-23, 2007. https://doi.org/10.1037/h0100101

JERÔNIMO, G. M. Fatores que impactam na proficiência em leitura em L2. Letrônica, v. 5, n. 3, p. 154-169, jul./dez. 2012.

LORANDI, A. From sensitivity to awareness: the morphological knowledge of Brazilian children between 2 and 11 years old and the representational redescription model. 2010. 200f. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2011a.

LORANDI, A. KARMILOFF-SMITH A. From sensitivity to awareness: the morphological knowledge and the Representational Redescription Model. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 47, n. 1, jan./mar. 2012, p. 6-16.

LORANDI, A.; MARQUES, D. M. Subsídios teóricos e práticos para a elaboração de testes de consciência linguística. Revista Escrita, Rio de Janeiro, v. 21, p. 1-20, 2016. https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.25993

KARMILLOF-SMITH, A. Beyond modularity: a developmental perspective on cognitive science. Cambridge, Mass: MIT Press, 1992.

KONRAD, J. T. Consciência fonológica, leitura e compreensão leitora em língua adicional: um estudo acerca da aprendizagem de alemão por falantes brasileiros. / Jordana Taís Konrad. – São Leopoldo, 2018. 194 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS, São Leopoldo, RS, 2018.

KATO, M. O aprendizado da leitura. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

KODA, K. Insights into Second Language Reading: A Cross-Linguistic Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. https://doi.org/10.1017/CBO9781139524841

MOOJEN, S. Consciência fonológica: instrumento de avaliação sequencial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

MORAIS, J. Criar leitores: para professores e educadores. São Paulo: Minha Editora, 2013.

MORAES, G. B. A aprendizagem do presente do subjuntivo do espanhol por alunos brasileiros: um estudo com foco na forma. 2014. 168f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2014.

NESDALE, A. R.; TUNMER, W. E. The development of metalinguistic awareness: a methodological overview. In: TUNMER, W. E.; PRATT, C.; HERRIMAN, M. L. (Ed.). Metalinguistic awareness in children: theory, research and implications. Berlim: Springer-Verlag, 1984, p. 36-55. https://doi.org/10.1007/978-3-642-69113-3_3

NORRIS, J. M.; ORTEGA, L. Effectiveness of L2 Instruction: A research synthesis and quantitative meta-analysis. Language Learning, v. 50, n.3, p. 417-528, 2000. https://doi.org/10.1111/0023-8333.00136

PEREIRA, L. Fatores compartilhados no processamento da leitura em L1 e L2. In: PEREIRA, V.W.; GUARESI, R. (Org.). Estudos sobre leitura: psicolinguística e interfaces. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 76-83.

PORFIRIO, L. Leitura em língua estrangeira: a importância do conhecimento prévio nas aulas de compreensão textual. BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, V. 4, n. 1, jan./jun. 2014.

SANTOS, A. A. A.; BORUCHOVITCH, E.; OLIVEIRA, K. CLOZE: um instrumento de diagnóstico e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

SCHERER, A. P. R. Princípio alfabético e consciência fonológica: fatores determinantes no tempo de leitura de crianças em processo de alfabetização. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 82-99, jul. 2007.

SCHMIDT, R. Attention. In: ROBINSON, P. (Ed.). Cognition and second language instruction. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. p. 3-32. https://doi.org/10.1017/CBO9781139524780.003

SLOBIN, D. I. A Case Study of Early Language Awareness. In: SINCLAIR, A.; JARVELLA, R.J.; LEVELT, W. J. M. (Eds.). The Child’s Conception of Language. Springer, Berlin, Heidelberg, 1980. (Springer Series in Language and Communication, 2).

SPADA, N. Form-Focussed Instruction and Second Language Acquisition: A Review of Classroom and Laboratory Research. Language Teaching, v. 30, p.73- 87, 1997. https://doi.org/10.1017/S0261444800012799

SPADA, N.; LIGHTBOWN, P. Form-Focused Instruction: Isolated or Integrated? Tesol Quarterly, v. 42, n. 2, p. 181-207, jun. 2008. https://doi.org/10.1002/j.1545-7249.2008.tb00115.x

SPADA, N.; TOMITA, Y. Interactions between type of instruction and type of language feature: a meta-analysis. Language Learning, v. 60, n. 2, p. 1-46, 2010. https://doi.org/10.1111/j.1467-9922.2010.00562.x

SWAIN, M. The Output Hypothesis and beyond: Mediating Acquisition through Collaborative Dialogue. In J. P. Lantolf (Ed.), Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 2000, p. 97-114.

WOLFF, C. Descobrindo as rimas em poemas: estudo sobre os efeitos das rimas na consciência fonológica e suas relações com os demais níveis de consciência linguística durante o processo de alfabetização. 2015. 285f. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2015.

ZIMMER, M. O processamento da leitura em língua materna e em língua estrangeira: uma abordagem conexionista. Signo, Santa Cruz do Sul, p. 49-64, ago. 2008.

ZIMMER, M. A leitura em língua estrangeira e os efeitos da frequência e da consistência do insumo lexical em L2. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, SC, v. 10, n. 1, p. 111-131, jan./abr. 2010. https://doi.org/10.1590/S1518-76322010000100006

Publicado
2020-04-30
Como Citar
Taís Konrad, J., & Lorandi, A. (2020). Consciência fonológica, leitura e compreensão leitora no alemão como língua adicional. Revista Linguagem & Ensino, 23(2), 509-531. https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17408