O Processo de ensino-aprendizagem de português escrito para surdos em sessões de tandem

Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa, Português para surdos, Ensino-aprendizagem da escrita, Português escrito, Aprendizagem de línguas em tandem.

Resumo

Este artigo tem por objetivos analisar as interações entre alunos surdos e ouvintes, verificar que estratégias os ouvintes usaram para auxiliar a aprendizagem de português escrito pelos surdos, durante sessões de tandem face a face, bem como obter as percepções dos surdos acerca de sua participação nessas sessões. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e os dados foram coletados em três sessões de tandem, no primeiro semestre de 2017, por meio de gravações em vídeo dessas sessões, bem como de entrevistas realizadas com os participantes surdos. Os resultados indicam que as interações possibilitaram aos surdos aprender português escrito de forma eficaz quando os ouvintes usavam recursos visuais que facilitaram esse processo. Em contrapartida, o uso de oralização e de gestos, por parte dos ouvintes, durante as interações, dificultou a aprendizagem dos surdos. Concluímos que a abordagem em tandem, muito utilizada com línguas orais, é também favorável no ensino-aprendizagem de português escrito para surdos.

Biografia do Autor

Quintino Martins de Oliveira, Universidade Federal de Goiás - UFG
Departamento de Libras e Tradução. Professor de Libras e Tradução Doutorando em Letras e Linguística na UFG
Francisco José Quaresma de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás - UFG
Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Doutor e Pós-Doutor em Linguística Aplicada.

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Publicado
2020-11-06
Como Citar
Martins de Oliveira, Q., & José Quaresma de Figueiredo, F. (2020). O Processo de ensino-aprendizagem de português escrito para surdos em sessões de tandem. Revista Linguagem & Ensino, 23(4), 1179-1203. https://doi.org/10.15210/rle.v23i4.18511