Uma Proposta de ressignificação de ensino de gramática à luz da língua em funcionamento

Palavras-chave: Letras, Profletras, Formação de professores, Língua portuguesa, Livro didático.

Resumo

Este artigo tem por objetivo dar visibilidade a um trabalho sobre ensino de gramática de língua portuguesa desenvolvido em um curso de Letras de uma universidade pública. Ancoradas nos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso Materialista, da História das Ideias Linguísticas na relação com a AD e com a Semântica Histórica da Enunciação, objetivamos colocar em evidência o modo pelo qual esses campos têm produzido deslocamentos a respeito do saber sobre o ensino de língua portuguesa na universidade e na escola. Apresentaremos as condições de produção que ensejaram a elaboração desta proposta e colocaremos em destaque os gestos de interpretação que atravessaram essa prática de ensino, alicerçada no funcionamento da língua. Como resultado, indicamos a criação de possibilidades de ressignificação do ensino de gramática na educação básica e na educação superior, efeito da abertura de espaços para o processo de constituição da autoria inscrita na repetição histórica.

Biografia do Autor

Maristela Cury Sarian, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Graduada em Letras-Tradutor pela Unesp/São José do Rio Preto. Mestre em Estudos Linguísticos pela Unesp/São José do Rio Preto. Doutora em Linguística pela Unicamp/Campinas. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso/ Unemat

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Publicado
2021-10-01
Como Citar
Cury Sarian, M. (2021). Uma Proposta de ressignificação de ensino de gramática à luz da língua em funcionamento. Revista Linguagem & Ensino, 24(3), 422-441. https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.19930