A Divisão social do trabalho de leitura em dicionários escolares de língua portuguesa

Palavras-chave: Dicionário escolar, Língua, Análise de discurso, Divisão social do trabalho de leitura, História das Ideias Linguísticas.

Resumo

Este artigo considera que os dicionários escolares (avaliados, selecionados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD) funcionam como parte do saber/fazer a língua, produzindo a divisão social do trabalho de leitura (PÊCHEUX, [1982] 1990), bem como dão a conhecer uma “parcela de língua” (PETRI; MEDEIROS, 2013) quando determinam qual parte da língua será acessada pelas crianças em idade escolar e qual parte não estará disponível a elas, haja vista que o PNLD delimita o número de verbetes que compõem o dicionário escolar. Dessa forma, inscritas na perspectiva da Análise de Discurso pecheuxtiana articulada com a História das Ideias Linguísticas, problematizamos o funcionamento ideológico da divisão social do trabalho de leitura em um corpus composto de quatro dicionários escolares de Língua Portuguesa – Dicionário Escolar da Língua Portuguesa (BUENO, 1970); Dicionário Didático de Português (BIDERMAN, 1998); Meu primeiro livro de palavras (BIDERMAN; CARVALHO, 2005); e Meu Primeiro Dicionário Caldas Aulete (GEIGER, 2011) –, dos quais recortamos os verbetes “amizade”, “namoro” e “casamento”. As análises indicam os direcionamentos de sentidos que a presença e a ausência de verbetes no dicionário podem promover no ensino de língua.

Biografia do Autor

Verli Petri, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Professora Associada do Departamento de Letras Vernáculas da UFSM. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Maria Claudia Teixeira, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
Professora do Departamento de Letras da UNICENTRO.
Marilda Lachoski, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Univerisdade Federal de Santa Maria.
Maria Cleci Venturini, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
Professora do Departamento de Letras e do Porgrama de Pós-Graduação da UNICENTRO - PR. Bolsista de Produtividade em Pesqusia da Fundação Araucária.

Referências

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Dicionários consultados

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Publicado
2021-10-01
Como Citar
Petri, V., Claudia Teixeira, M., Lachoski, M., & Cleci Venturini, M. (2021). A Divisão social do trabalho de leitura em dicionários escolares de língua portuguesa. Revista Linguagem & Ensino, 24(3), 468-491. https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.20059