A Constituição do sujeito caiçara pela ordem da língua e do trabalho

Palavras-chave: Sujeito caiçara, Escolarização, Ordem da língua, Ordem do trabalho.

Resumo

Este estudo, ancorado na Análise de Discurso Francesa (AD), atenta para os modos como o sujeito caiçara, habitante do litoral paranaense, é significado na escola e no ambiente de trabalho. Partimos do pressuposto teórico da (AD) de que sujeitos e sentidos constituem-se mutuamente. Assim, os gestos de análise são conduzidos na direção de compor a tessitura histórico-social na perspectiva de responder, a partir do jogo das formações imaginárias, quem é esse sujeito, resposta esta tecida a partir do olhar do empregador e da escola e materializada na língua. Essa trama constitui um imaginário depreciativo acerca do sujeito caiçara, alguém alheio às injunções da ordem capitalista do trabalho, bem como alijado de um registro linguístico socialmente aceitável. A escola, por sua vez, sustenta e reproduz esse imaginário de exclusão e de insucesso. Nas falas dos sujeitos caiçaras, procuramos identificar espaços de resistência a esse imaginário.

Biografia do Autor

Ana Maria da Silva, Universidade Federal do Paraná
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná
Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia, Universidade Federal do Paraná
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

ADAMS, C. As populações caiçaras e o mito do bom selvagem: a necessidade de uma nova abordagem interdisciplinar. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 145-182, 2000.

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1980.

ALTHUSSER, L. Sobre a reprodução. Petrópolis: Vozes, 2008.

CAVALCANTE, M. do S. A. de O.; MACHADO, F. D. A ideologia em Lukács: contribuições para os estudos do discurso. In: CAVALCANTE, M. do S. A. de O. (Org.). Linguagem, discurso e ideologia: a materialidade dos sentidos. Maceió: Edufal, 2017. p. 39-60.

COURTINE, J. J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. Trad. Patrícia C. R. Reuillard. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

CAIÇARA. AULETE Digital: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital, 2021. Disponível em: https://aulete.com.br/cai%C3%A7ara. Acesso em: 20 jul. 2021.

CAIÇARA. PRIBERAM: dicionário da língua portuguesa. Lisboa: Priberam informática, 2021. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/cai%C3%A7ara. Acesso em: 20 jul. 2021.

HANEK, C. [Descarregamento de tainha]. 2020. 1 fotografia.

ORLANDI, E. P. Língua brasileira e outras histórias: discurso sobre a Língua e sobre o Ensino no Brasil. Campinas: RG, 2009.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da UNICAMP, 1988.

RASIA, G. dos S.; SILVA, A. M. A constituição da identidade caiçara: discursivização e resistência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM LINGUAGEM, 2., Ponta Grossa. Anais eletrônicos… Ponta Grossa: UEPG, 2017. Disponível em: https://proceedings.science/

proceedings/107/_papers/63664/download/fulltext_file1?lang=pt-br. Acesso em: 20 jul. 2021.

SANTOS, V. C. dos. Populações tradicionais litorâneas: o modo de vida caiçara. Revista de Geografia, Juiz de Fora, v. 2, n. 2, p. 1-6, 2013.

SILVA, A. M. O sujeito caiçara no mar de sentidos: onde rebenta o discurso? 2020. 156 f. Tese (Doutorado em Letras) – Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

Publicado
2021-10-01
Como Citar
Maria da Silva, A., & de Lourdes dos Santos Rasia, G. (2021). A Constituição do sujeito caiçara pela ordem da língua e do trabalho. Revista Linguagem & Ensino, 24(3), 566-583. https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.20067