Escrit(ur)a e autoria na língua do outro

Língua, discurso e resistência(s)

Palavras-chave: Escrit(ur)a, Autoria, Língua estrangeira, Discurso.

Resumo

Fundamentado no escopo teórico-metodológico da Análise de Discurso pecheuxtiana, este artigo desenvolve uma discussão sobre a relação que se estabelece entre escrit(ur)a e autoria em língua estrangeira. Traçamos como objetivo compreender os movimentos que constituem as formas de inscrição dos sujeitos-alunos em língua espanhola, a partir dos seus gestos de autoria no espaço acadêmico, e dos gestos de revisão-correção do professor-leitor que sobre o texto trabalha, observando os momentos em que as falhas na língua nos provocam a olhar para a equivocidade no discurso, pensando a relação entre inscrição e resistência na língua do outro. O corpus foi formado por sequências discursivas recortadas das práticas discursivas de estudantes do curso de Letras-Espanhol da UFRPE em situação de intercâmbio na Universidade de Buenos Aires (UBA). Os resultados das análises mostram-nos que, a partir dos seus gestos interpretativos, o sujeito toma a palavra e se diz enquanto tal, produzindo, nessa outra língua, gestos de autoria e inscrevendo-se numa nova ordem e seu funcionamento.

Biografia do Autor

Mizael Inácio Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Professor Adjunto I do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde atuo como professor de língua espanhola, no curso de licenciatura em Letras Português-Espanhol.

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Publicado
2021-10-01
Como Citar
Inácio Nascimento, M., & Stockmans de Nardi, F. (2021). Escrit(ur)a e autoria na língua do outro: Língua, discurso e resistência(s). Revista Linguagem & Ensino, 24(3), 442-467. https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.20302