A Literatura e o necropoder

Planos de fuga

Palavras-chave: Necropoder, Achille Mbembe, Valêncio Xavier

Resumo

O presente trabalho procura propor uma relação entre a literatura e o conceito de necropoder, de Achille Mbembe. O conceito de necropoder serve como uma chave de leitura para compreender como, em ambientes que compartilham um passado colonial, a literatura pode problematizar as formas que o terror assume na contemporaneidade. O ensaio sugere que a literatura, situada no limiar entre a ficção e a realidade, problematiza a imaginação e as representações produzidas pela ocupação colonial que fundamentam o necropoder. Para tanto, reconstitui a genealogia do conceito criado por Mbembe e a constelação de conceitos em que gravita para, por fim, sugerir uma leitura do romance Rremembranças da menina de rua morta nua, de Valêncio Xavier. O romance, publicado em 2006, permite entrever a função decisiva da ficção diante dos fatos indissociados das fabulações do colonialismo e das novas relações entre os fatos e as ficções na civilização da imagem.

Biografia do Autor

Tiago Hermano Breunig, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Trad. Iraci D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2004.

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Trad. Henrique Burigo. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

CAMÕES, Luís de. Os lusíadas. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

CANDIDO, Antonio. Literatura de dois gumes. In: ______. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.

DOM DUARTE. Leal Conselheiro e livro da ensinança de bem cavalgar toda sella. Lisboa: Typographia Rollandiana, 1843.

FARINACCIO, Pascoal. Valêncio Xavier: fotografando a morte. Cadernos benjaminianos, Belo Horizonte, n. 7, p. 165-176, dez. 2013.

FIGUEIREDO, Isabela. Caderno de memórias coloniais. São Paulo: Todavia, 2018.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2005.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Trad. Marta Lança. Lisboa: Antígona: 2014a.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte e ensaios: revista do PPGAV/EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, n. 32, p. 123-151, dez. 2016.

MBEMBE, Achille. Sair da grande noite: ensaio sobre a África descolonizada. Trad. Narrativa Traçada. Luanda: Mulemba, 2014b.

Publicado
2021-01-28
Como Citar
Hermano Breunig, T. (2021). A Literatura e o necropoder: Planos de fuga. Revista Linguagem & Ensino, 24(1), 29-41. https://doi.org/10.15210/rle.v24i1.20395