Sobre a aquisição de vogais átonas em português europeu

Dados preliminares com base num estudo de caso

Palavras-chave: Aquisição das vogais, Português europeu, Vogais átonas, Desenvolvimento fonológico, Constituência morfológica, Interface fonologia-morfologia.

Resumo

Descrevemos dados longitudinais espontâneos de uma criança portuguesa monolingue com desenvolvimento linguístico típico, relativos à aquisição de [ɨ, ɐ, u] átonos. No seguimento de estudos que têm mostrado correlações entre constituintes morfológicos e fonológicos no desenvolvimento fonológico infantil (FREITAS; GONÇALVES; GONÇALVES, 2010; KERKHOFF, 2007), observamos cada vogal no domínio dos constituintes radical e marcador de classe, em nomes e em adjetivos. Os dados observados revelam que: (i) a ordem crescente de aquisição das vogais é: [u] >> [ɐ] >> [ɨ]; (ii) as vogais [ɐ, u] contrastam com a vogal [ɨ]. Existem diferenças de base fonológica e morfossintática na aquisição destas vogais: as primeiras são de aquisição precoce, sendo primeiramente adquiridas como marcadores de classe e só depois no domínio de um radical; a última é de aquisição tardia, sendo adquirida em radical mas não como marcador de classe na categoria Nome. São apresentados argumentos para dar conta desta assimetria.

Referências

ALMEIDA, L.; COSTA, T.; FREITAS, M. J. Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu. In: TEXTOS SELECCIONADOS DO XXV ENCONTRO NACIONAL DA APL. 2010, Porto: APL. XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2010. p. 153-168.

AMORIM, C. Padrão de aquisição de contrastes do PE: a interação entre traços, segmentos e sílabas. 2014. 352 f. Dissertação (Doutoramento em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2014.

ANDRADE, E. D’. Aspects de la Phonologie (Générative) du Portugais. Lisboa: INIC, 1977.

BERNHARDT, B.; STEMBERGER, J. Handbook of phonological development from the perspective of constraint-based nonlinear phonology. San Diego: Academic Press, 1998.

BISOL, L.; VELOSO, J. Phonological Processes Affecting Vowels. In: WETZELS, W. L.; COSTA, J.; MENUZZI, S. (Ed.). The Handbook of Portuguese Linguistics, 2016. p. 69-85. https://doi.org/10.1002/9781118791844.ch5

BOHN, G. P. Aquisição das vogais tônicas e pretônicas no Português Brasileiro. 2015. 201 f. Dissertação (Doutoramento em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

BRANDÃO DE CARVALHO, J. Réduction vocalique, quantité et accentuation: pour une explication structurale de la divergence entre portugais lusitanien et portugais brésilien. Boletim de Filologia. XXXII, p. 5-26, 1988.

BRANDÃO DE CARVALHO, J. De quoi sont faites les voyelles? Phonologie tridimensionnelle des particules et harmonie vocalique. In: LAKS, B.; PLÉNAT, M. (Eds.). De natura sonorum: Essais de phonologie. Saint Denis: Presses Universitaires de Vincennes, 1993. p. 65-100.

BRANDÃO DE CARVALHO, J. Contrastive hierarchies, privative features, and Portuguese vowels. Linguística, v. 6, n. 1, p. 51-66, 2011.

CORREIA, S. The Acquisition of Primary Word Stress in European Portuguese. 2009. 396 f. Dissertação (Doutoramento em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2009.

COSTA, T. The Acquisition of the Consonantal System in European Portuguese: Focus on Place and Manner Features. 2010. 269 f. Dissertação (Doutoramento em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.

DONEGAN, P. Normal Vowel Development. In: BALL, M. J.; DAMICO, J. S.; GIBBON, F. E. (Eds.). Handbook of vowels and vowel disorders. New York: Psychology Press, 2013. p. 24-60.

FIKKERT, P. From phonetic categories to phonological features specification: acquiring the European vowel system. Lingue e Linguaggio, v. 4, n. 2, p. 263-280, 2005.

FIKKERT, P.; FREITAS, M. J. Allophony and allomorphy cue phonological acquisition: evidence from the acquisition of the European Portuguese vowel system. Catalan Journal of Linguistics, v. 5, p. 83-108, 2006. https://doi.org/10.5565/rev/catjl.80

FREITAS, M. J. Aquisição da Estrutura Silábica do Português Europeu. 1997. 396 f. Dissertação (Doutoramento em Linguística) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 1997.

FREITAS, M. J. The vowel [ɨ] in the acquisition of European Portuguese. In: GENERATIVE APPROACHES TO LANGUAGE ACQUISITION CONFERENCE, v. 1, 2004, Utrecht. Proceedings of GALA 2003. Utrecht: LOT, 2004. p. 163-174.

FREITAS, M. J. On the Effect of (Morpho)Phonological Complexity in the Early Acquisition of Unstressed Vowels in European Portuguese. In: PRIETO, P.; MASCARÓ, J.; SOLÉ, M. (Orgs.). Segmental and prosodic issues in Romance phonology. Amesterdão, Philadelphia: John Benjamins, 2007. p. 179-197. https://doi.org/10.1075/cilt.282.13fre

FREITAS, M. J.; MIGUEL, M.; FARIA, I. Interaction between prosody and morphosyntax: plurals within Codas in the acquisition of European Portuguese. In: HÖEHLE, B.; WEISSENBORN, J. (Eds.). Approaches to Bootstrapping. Phonological, Lexical, Syntactic and Neurological Aspects of Early Language Acquisition. Amsterdam: John Benjamins Publishers, volume 2, 2001. p. 45-58. https://doi.org/10.1075/lald.24.04fre

FREITAS, M. J.; GONÇALVES, A.; GONÇALVES, F. Aspectos fonológicos e morfossintáticos da aquisição dos ditongos nasais em Português europeu. Diacrítica, v. 24, n. 1, Universidade do Minho: CEHUM, p. 249-266, 2010.

FREITAS, M. J.; RODRIGUES, C.; COSTA, T.; CASTELO, A. Os sons que estão dentro das palavras: Descrição e implicações para o ensino do Português como língua materna. Lisboa: Ed. Colibri/APP, 2012.

FROTA, S. Prosody and Focus in European Portuguese. Phonological Phrasing and Intonation. 1999. 382 f. Dissertação (Doutoramento em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 1999.

GUIMARÃES et al. Teste de Articulação Verbal (TAV). Lisboa: Oficina Didática,2014.

KERKHOFF, A. Acquisition of Morphophonology. The Dutch Voicing Alternation. 2007. 324 f. Dissertação (Doutoramento em Linguística) – Utrecht Institute of Linguistics, Utrecht, 2007.

KUHL, P. Early language acquisition: cracking the speech code. Nature Reviews, 5, p. 831-843, 2004. https://doi.org/10.1038/nrn1533

MADDIESON, I. Patterns of Sounds. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. https://doi.org/10.1017/CBO9780511753459

MATEUS, M. H. Aspectos da Fonologia Portuguesa. Lisboa: Centro de Estudos Filológicos, 1975.

MATEUS, M. H.; ANDRADE, E. D’. The Phonology of Portuguese. Oxford: University Press, 2000.

MENDES et al. Teste Fonético-Fonológico - ALPE. Avaliação da Linguagem Pré-escolar (TFF-ALPE) (2. ed.). Aveiro: Designeed, 2009/13.

MICCIO, A.; SCARPINO, S. Phonological analysis, phonological processes. In: BALL, M. et al. (Orgs.). The Handbook of Clinical Linguistics. Cambridge: Blackwell, 2008. p. 412-422. https://doi.org/10.1002/9781444301007.ch25

MIRANDA, A. R. Insights sobre a representação das vogais pretônicas no Português do Brasil: dados de Desenvolvimento Fonológico e de escrita inicial. Revista Organon, v. 28, n. 54, p. 83-100, 2013. https://doi.org/10.22456/2238-8915.38340

MIRANDA A. R.; MATZENAUER, C. L. B. Traços distintivos e a aquisição das vogais do PB. In: HORA, D. (Org.). Vogais no ponto mais oriental das Américas. João Pessoa: Idéia/UFPB, 2009. p. 45-63.

NOGUEIRA, P. Desenvolvimento fonológico em crianças dos 3 anos e 6 meses aos 4 anos e 6 meses de idade nascidas com muito baixo peso. 2007. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Fala) – Universidade Católica Portuguesa, Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Lisboa, 2007.

RAMALHO, A. M. Aquisição fonológica na criança. 2017. 352 f. Dissertação (Doutoramento em Linguística) – Instituto de Investigação e Formação Avançada, Universidade de Évora, Évora, 2017.

RAMALHO, A. M.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C.; FREITAS, M. J. Contributo para a identificação de marcadores clínicos em contexto de perturbação fonológica: dados das líquidas em Português Europeu. Matraga, v. 24, n. 41, p. 497-527, 2017. https://doi.org/10.12957/matraga.2017.28714

RANGEL, G. de A. Aquisição do sistema vocálico do Português Brasileiro. 2002. 155 f. Dissertação (Doutoramento) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

ROSE, Y.; MACWHINNEY, B. The PhonBank Project: Data and Software-Assisted Methods for the Study of Phonology and Phonological Development. In: DURAND, J.; GUT, U.; KRISTOFFERSEN, G. (Eds.). The Oxford Handbook of Corpus Phonology. Oxford: Oxford University Press, 2014. p. 308-401.

ROSE, Y. et al. Introducing Phon: A Software Solution for the Study of Phonological Acquisition. In: 30TH ANNUAL BOSTON UNIVERSITY CONFERENCE ON LANGUAGE DEVELOPMENT, 2005, Boston. Proceedings of the 30th Annual Boston University Conference on Language Development. Somerville, MA: Cascadilla Press, 2006. p. 489- 500.

SANTOS, R. Aquisição do sistema vocálico do português europeu: Desenvolvimento fonológico e conhecimento ortográfico. Em preparação. Dissertação (Doutoramento em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, em preparação.

VELOSO, J. Considerações sobre o estatuto fonológico de [ɨ] em português. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Línguas e Literaturas, XXII, p. 621-632, 1995.

VELOSO, J. Central, epenthetic, unmarked vowels and schwas: A brief outline of some essential differences. Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, v. 5, p. 193-213, 2010.

VELOSO, J. Vogais centrais do português europeu contemporâneo: Uma proposta de análise à luz da fonologia dos elementos. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 47, n. 3, p. 234-243, 2012.

VELOSO, J. O sistema vocálico e a redução e neutralização das vogais átonas. In: MARTINS, A. M.; CARRILHO, E. (Ed.). Manual de Linguística portuguesa, Berlin, Boston: De Gruyter, 2016. p. 636-662. https://doi.org/10.1515/9783110368840-026

VIHMAN, M. M. Phonological Development - the Origins of Language in the Child. Cambridge, Massachusetts: Blackwell, 1996.

WERKER, J.; TESS, R. Cross-language speech perception: evidence for perceptual reorganization during the first year of life. Infant Behavior and Development, v. 7, n. 1, p. 49-63, 1984. https://doi.org/10.1016/S0163-6383(84)80022-3

YAVAS, M.; HERNANDORENA, C. L.; LAMPRECHT, R. R. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: Artmed editora, 1991.

Publicado
2022-03-29
Como Citar
Santos, R., & João Freitas, M. (2022). Sobre a aquisição de vogais átonas em português europeu: Dados preliminares com base num estudo de caso. Revista Linguagem & Ensino, 24(4), 667-685. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21274