A Confluência do sândi, sílaba, segmentos e arcabouço prosódico

O caso do português brasileiro

  • Raquel Santana Santos Universidade de São Paulo - USP
Palavras-chave: Linguística, aquisição da linguagem, fonologia

Resumo

Analisamos aqui casos de apagamento de sílaba em contexto de encontro vocálico. Embora uma análise possa ser de que a criança aplica regras de sândi, uma análise alternativa é que a criança apaga a sílaba sem ataque por ainda não dominar esta estrutura silábica. Neste trabalho, investigo casos de encontros vocálicos dentro de palavra, produção de sílabas V(C), e apagamento de ataque em sílabas CV. Os resultados apontam poucos contextos de encontros vocálicos internos para se inferir sobre a aplicação de sândi, e a produção de V não é afetada pela vogal utilizada. Mostram também que as crianças não têm problemas em produzir sílabas V(C) quando começam a criar contextos para sândi vocálico externo e que casos de apagamento de ataque são devidos aos segmentos consonantais ainda em aquisição. Finalmente, os apagamentos privilegiam a estrutura dissilábica e apagamento da primeira sílaba da palavra porque esta posição é a que mais apresenta sílabas V(C) átonas no português brasileiro.

Biografia do Autor

Raquel Santana Santos, Universidade de São Paulo - USP
Departamento de Linguística

Referências

ABAURRE, M. B. M.; GALVES, C; SCARPA, E. A interface fonologia-sintaxe. Evidências do português brasileiro para uma hipótese top-down na aquisição da linguagem. In: SCARPA, E. (org) Estudos de Prosódia. Ed. da Unicamp, Campinas, 1999. p. 285-323.

BENEVIDES, A. L.; GUIDE, B. F. Corpus ABG. TEXTO LIVRE, v. 10, p. 139-163, 2017. https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.1.139-163

BISOL, L. Sândi externo: o processo e a variação. In: KATO, M. (org). Gramática do Português Falado. v. 5, Campinas: UNICAMP, 1996. p. 55-96.

BISOL, L. A sílaba e seus constituintes. In: NEVES, M. H. (org). Gramática do Português Falado. v. 7. Campinas: UNICAMP, 1999. p. 701-742.

BISOL, L. A degeminação e a elisão no VARSUL. In: BISOL, L.; BRESCANCINI, C. (orgs). Fonologia e Variação – Recortes do Português Brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 231-250.

BISOL, L. Sandhi in Brazilian Portuguese. Probus, v. 15, n. 2, p. 177-200, 2003. https://doi.org/10.1515/prbs.2003.007

BLEVINS, J. The syllable in phonological theory. In: GOLDSMITH, J. The handbook of phonological theory. Cambridge: CUP, 1995.

BOHN, G. P. A aquisição das vogais tônicas e pretônicas em português brasileiro. 2015. 219 f. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) – Programa em Semiótica e Linguística Geral, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

BOHN, G. P; SANTOS, R. S. The acquisition of pre-tonic vowels in Brazilian Portuguese. ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. ONLINE), v. 62, 2018, p. 191-221.

BONILHA, G. Aquisição fonológica do português brasileiro: uma análise conexionista da teoria da otimalidade. 2005. 389 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

BROWN, R. A First Language. London: Allen & Unvin, 1973. https://doi.org/10.4159/harvard.9780674732469

CÂMARA Jr., J. M. Para o estudo da fonêmica portuguesa. Ed. Vozes, Rio de Janeiro, 1977.

CHOMSKY, M. Lectures on Government and binding: the Pisa Lectures. MIT Press, 1981.

CLEMENTS, N; HUME, E. The internal organization of speech sounds. In: GOLDSMITH, J. The handbook of phonological theory. Oxford: Blackwell, 1995. p. 245-306.

COLLISCHONN, G. Análise prosódica da sílaba em português. 1997. 239 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.

CRUTTEDEN, A. Item-learning and system-learning. Journal of Psycholinguistics Research, v. 10, n. 1, p. 79-88, 1981. https://doi.org/10.1007/BF01067363

DRESHER, B. E. Contrast and asymmetries in inventories. In: Di SCIULLO, A-M. (ed.). Asymmetry in grammar, Volume 2: Morphology, phonology, acquisition. Amsterdam: John Benjamins, 2003. p. 239-257. https://doi.org/10.1075/la.58.10dre

DRESHER, B. E. The Contrastive Hierarchy in Phonology. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. https://doi.org/10.1017/CBO9780511642005

FIKKERT, P. On the Acquisition of prosodic structure. Holland: Holland Institute of Generative Linguistics, 1994. https://doi.org/10.1075/avt.11.06fik

FIKKERT, P. From phonetic categories to phonological features specification: acquiring the European Portuguese vowel system. Lingua e Linguaggio, v. 4, n. 2, p. 263-280, 2005.

FIKKERT, P.; FREITAS, M. J. Acquisition of syllable structure constraints: evidence from Dutch and Portuguese. In: SOLRACE, A.; HEYCOCK, C; SHIILLCOCK, R. (org.). Proceedings of the GALA´97 Conference on Language Acquisition. Edinburgh, 1997. p. 217-222.

FREITAS, M. J. Onsets in early productions. BERNHARDT, B; GILBERT, J.; INGRAM, D. (org.). Proceedings of the UBC International Conference on Phonological Acquisition. Cascadilla Press. 1996. p. 76-84.

FREITAS, M. J. Aquisição da Estrutura Silábica do Português Europeu. 1997. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 1997.

FREITAS, M. J.; FROTA, S.; VIGÁRIO, M.; MARTINS, F. Efeitos prosódicos e efeitos de frequência no desenvolvimento silábico do português europeu. Actas do Encontro Nacional Da Associação Portuguesa De Linguística, Lisboa, v. 21, p. 39-412, 2006.

FREITAS, M. J.; SANTOS, A. L. Aquisição de Língua Materna e não Materna. Questões Gerais e Dados do Português. Language Science Press, 2017.

FROTA, S. Prosody and Focus in European Portuguese. Lisboa: Universidade de Lisboa. Garlang Publishing: New York/London, 2000.

INGRAM, D. Procedures for the Phonological Analysis of Children’s Language. Baltimore: University Park Press, 1981.

JAKOBSON, R. Child language, afasia and linguistics universals. The Hague: Mouton, 1941 (1968). https://doi.org/10.1515/9783111353562

KEHOE, M. Prosodic Patterns in children´s multisyllabic word productions. Language, Speech and Hearing Services in Schools, n. 32, p. 284-294, 2001. https://doi.org/10.1044/0161-1461(2001/025)

KIKHÖFEL, J. O processo de sândi externo na aquisição da fonologia do português brasileiro – uma abordagem com base na teoria da otimidade. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2006.

KOMATSU, M. O.; SANTOS, R. S. A variação na aquisição de regras de sândi externo em português brasileiro. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 23, p. 223-244, 2007. https://doi.org/10.1590/S0102-44502007000200003

LAMPRECHT, R. A aquisição da fonologia do Português na faixa etária dos 2:9-5:5. Letras de Hoje, v. 28, n. 2, p. 99-106, 1993.

LAMPRECHT, R. (org.) Aquisição fonológica do português. Perfil de desenvolvimento e subsídio para terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 113–128.

LOPES, B. S. The sound pattern of Brazilian Portuguese: Cariocan dialect. 1979. 265 f. Tese (Doutorado em Linguística) – University of California, Los Angeles, 1979.

MACKEN, M. A. Developmental reorganization of phonology: a hierarchy of basic units of acquisition. Lingua, v. 49, n. 1, p. 11-49, 1979. https://doi.org/10.1016/0024-3841(79)90073-1

MATEUS, M. H. M.; D’ANDRADE, E. The Phonology of Portuguese. Oxford University Press, 2000.

MATZENAUER, C. L. Segmentos consonantais na aquisição da fonologia e em tipologias de línguas. Letras, v. 36, p. 57-84, 2008.

MATZENAUER, C. L. Harmonia vocálica: um epifenômeno na aquisição fonológica. Organon, v. 28, p. 31-47, 2013. https://doi.org/10.22456/2238-8915.38249

MATZENAUER, C. L. B.; MIRANDA, A R. M. Traços distintivos e aquisição das vogais do PB. In: HORA, D. (org.). Vogais no ponto mais oriental das Américas. João Pessoa: Ideia/UFPB, 2009. p. 45-63.

MATZENAUER, C. L. B.; MIRANDA, A R. M. A construção do conhecimento fonológico na aquisição da linguagem. Revista de Estudos da Linguagem, v. 20, p. 91-124, 2012. https://doi.org/10.17851/2237-2083.20.2.91-124

MATZENAUER, C. L. Gramática(s) fonológica(s) no processo de aquisição da linguagem: a construção do inventário segmental. Prolíngua, v. 10, p. 62-78, 2015.

MEZZOMO, C. Sobre a aquisição das codas. In: LAMPRECHT, R. (org.). Aquisição fonológica do português. Perfil de desenvolvimento e subsídio para terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 129–150.

MEZZOMO, C.; MENEZES, G. Comparação entre a aquisição da estrutura silábica no português brasileiro (PB) e no português europeu (PE). Letras de Hoje, v. 36, n. 3, p. 691-698, 2001.

MEZZOMO, C.; RIBAS, L. Sobre a aquisição das líquidas. In: LAMPRECHT, R. (org.). Aquisição fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: ARTMED, 2004. p. 95-109.

MIRANDA, A. R. M. The acquisition of the non-lateral liquids in Brazilian Portuguese. In: 5th International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics, Porto. Psycholinguistics on the threshold of the year 2000 - Proceedings of the 5th ISAPL'97. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1999. p. 349-352.

MIRANDA, A. R. Insigths sobre a representação das vogais pretônicas no Português do Brasil: dados de desenvolvimento fonológico e de escrita inicial. Organon, v. 28, n. 54, p. 83-100, 2013. https://doi.org/10.22456/2238-8915.38340

NESPOR, M.; VOGEL, I. Prosodic Phonology Dordrecht: Foris Publications, 1986.

NOGUEIRA, M. V. Aspectos segmentais dos processos de sândi vocálico externo no falar de São Paulo. 2007. 154 f. Dissertação (Dissertação de Mestrado em Semiótica e Linguística Geral) – Programa de Semiótica e Linguística Geral, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

PATER, J. Minimal violation and the development phenomena. Language Acquisition, n. 6, p. 201-253, 1997. https://doi.org/10.1207/s15327817la0603_2

PETERS, A. Language learning strategies: does the whole equal the sum of the parts? Language, v. 53, p. 560-573, 1977. https://doi.org/10.2307/413177

PETERS, A.; MENN, L. False starts and filler-syllables: ways to learn grammatical morphemes. Language, v. 69, n. 2, p. 742-777, 1993. https://doi.org/10.2307/416885

PIZZUTTO, E.; CASELLI, C. The acquisition of Italian morphology: implications for models of language development. Journal of Child Language, v. 19, p. 491-557, 1992. https://doi.org/10.1017/S0305000900011557

PLUNKET, K. Lexical segmentation and vocabulary growth in early language acquisition. Journal of Child Language, v. 20, p. 43-60, 1993. https://doi.org/10.1017/S0305000900009119

PRIETO, P. The relevance of metrical information in early prosodic word acquisition: a comparison of Catalan and Spanish. In: DEMUTH, K. (org.). Language and Speech, v. 49, n. 2, 2006. p. 233-261. https://doi.org/10.1177/00238309060490020501

PYE, C.; INGRAM, D; LIST, H. A comparison of initial consonant acquisition of English and Quichê. In: NELSON, K; KLEECK, A. van (org.). Children´s language. Hillsdale, NJ. Lawrence Erlbaum Associates, 1987. p. 175-190. https://doi.org/10.4324/9781315792668-8

RANGEL, G. A. Aquisição do sistema vocálico do português brasileiro. 2002. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

RIBAS, L. Ataque complexo: características da aquisição. Letras de Hoje, v. 38, n. 2, p. 23-31, 2003.

ROSE, Y.; CHAMPDOIZEAU, C. There is no trochaic bias: acoustic evidence in favour of the neutral start hypothesis. In: GAVARRÓ, A.; FREITAS, M. J. (org.). Language Acquisition and Development: Proceedings of GALA 2007. Cambridge Scholars Publishing, 2008. p. 359-369.

SANTOS, R. S. Uma interface fonologia-sintaxe. O uso de sons preenchedores da categoria funcional dos determinantes. 1995. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

SANTOS, R. S. A aquisição da estrutura silábica. Letras de Hoje, n. 102, p. 273-284, 1998.

SANTOS, R. S. A aquisição do acento primário no Português Brasileiro. 2001. 327 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

SANTOS, R. S. A Aquisição Prosódica do português brasileiro de 1 a 3 anos: padrões de palavra e processos de sândi externo. 2007. Tese (Livre-docência em Linguística) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SANTOS, R. S. Processos de sândi vocálico externo e categorias vazias em Português Brasileiro. In: BISOL, L.; COLLISCHONN, G. (org.). Fonologia: Teoria e Perspectiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 1, 2013. p. 149-168.

SANTOS, R. S. The acquisition of external vowel sandhi in Brazilian Portuguese. Cadernos de Linguística, v. 2, n. 1, p. 01-38, 2021. https://doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n1.id340

SCARPA, E. M. Learning external sandhi. Evidence for a top-down hypothesis of prosodic acquisition. In: SORACE, A.; HEYCOCK, C.; SHILLCOCK, R. (org.). Proceedings of GALA’1997 Conference on Language Acquisition: knowledge representation and ruling. 1997. p. 272-277.

SCARPA, E. M. Sons preenchedores e guardadores de lugar: relações entre fatos sintáticos e prosódicos na aquisição da linguagem. In: E. Scarpa (ed.). Estudos de prosódia. UNICAMP: Campinas, 1999. p. 253-284.

SELKIRK, E. The Syllable. In: HULST, H. V. d.; SMITH, N. (org.) The structure of phonological representations: Part 2. Dordrecht: Foris, 1982. p. 337-384.

SELKIRK, E. Phonology and Syntax: The relation between sound and structure. The MIT Press Cambridge, MA, 1984.

SILVA, C; SANTOS, R. Acquisition of Voice Assimilation in Brazilian Portuguese. In: COSTA, J.; CASTRO, A.; LOBO, M.; PRATAS, F. (org.). Language Acquisition and Development: proceedings of GALA 2009. 1.ed. Newcastle upon Tyne: Cambridge, v. 1, 2010, p. 407-418.

TENANI, L. E. Domínios prosódicos no Português do Brasil: implicações para a prosódia e para a aplicação de regras fonológicas. 2002. 317 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2002.

TONI, A. Representação subjacente do ataque ramificado CCV na aquisição fonológica. 2016. 359 f. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Linguística Geral) – Programa de Semiótica e Linguística Geral, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. https://doi.org/10.5380/rel.v96i0.50424

VIHMAN, M.; DEPAOLIS, R. A.; DAVIS, B. L. Is there a trochaic bias in early word learning? Evidence from infant production in English and French. Child Development, v. 69, n. 4, p. 935-949, 1998. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.1998.tb06152.x

VIHMAN, M.; FERGUSON, C.; ELBERT, M. Phonological development from babbling to speech: common tendencies and individual diferences. Applied Psycholinguistics, n. 7, p. 3-40, 1986. https://doi.org/10.1017/S0142716400007165

VOGELEY, A. C. S. Vogais médias pretônicas: aquisição e variação. 2011. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

WRAY, A. Formulaic Language and the Lexicon. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. https://doi.org/10.1017/CBO9780511519772

Publicado
2022-03-29
Como Citar
Santana Santos, R. (2022). A Confluência do sândi, sílaba, segmentos e arcabouço prosódico: O caso do português brasileiro. Revista Linguagem & Ensino, 24(4), 751-774. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21277