Arranjos Institucionais e Política Industrial de Defesa: construção de um modelo analítico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Christiano Cruz Ambros

Resumo

O objetivo deste artigo é propor um modelo analítico para políticas de desenvolvimento da Base Industrial de Defesa (BID), principalmente políticas de aquisição e industriais de defesa, por meio do arcabouço conceitual dos arranjos institucionais. Utilizando-se de diferentes justificativas estratégicas – partindo da garantia da soberania, mas não se limitando a ela –, diversos países buscam desenvolver e consolidar uma indústria de defesa nacional. Aqueles países que se situam na camada intermediária da hierarquia global da indústria de defesa, como o Brasil, enfrentam constrangimentos estruturais para consolidar sua BID, entre eles o trilema da modernização da defesa. Para perpassar esses desafios, os países com BID mais consolidadas empregam uma série de políticas públicas, executadas por diferentes atores políticos e burocráticos e com variadas esferas de impacto. Neste artigo, exploramos as principais características e conceitos das políticas de aquisição e políticas industriais de defesa e avaliamos a literatura de arranjos institucionais enquanto ferramenta analítica, desenvolvendo um modelo de análise capaz de capturar diferentes facetas do fenômeno de forma integrada. Espera-se com este modelo contribuir para o avanço dos estudos comparados no campo de pesquisa da Economia de Defesa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ambros, C. C. (2019). Arranjos Institucionais e Política Industrial de Defesa: construção de um modelo analítico. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 5(2), 301-322. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v5i2.14512
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Christiano Cruz Ambros, Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV)/ UFRGS

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Mestre (2011) e Doutor (2017) do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS. Além disso, é Agente de Desenvolvimento na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado do Rio Grande do Sul. É pesquisador associado do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV), participando do Grupo de Trabalho (GT) de Política de Defesa, Inteligência e Segurança. É membro do ISAPE (Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia). É pesquisador associado do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participando do projeto  do CNPq intitulado de “Polos de Defesa em Perspectiva Comparada”. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política comparada, segurança internacional, Base Industrial de Defesa, Indústria Espacial, inteligência governamental, democracia, e teoria do equilíbrio pontuado.