O Fantasma da Instabilidade Latino-Americana: o papel das regras eleitorais nos casos do Brasil e da Venezuela

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Celina Pereira

Resumo

Este artigo discute o papel das instituições eleitorais nos resultados políticos, a partir dos casos do Brasil e da Venezuela. Com base na literatura sobre sistemas eleitorais e na análise da atual crise política presente nesses países, o estudo debate em que medida as regras do jogo eleitoral contribuíram para a instabilidade em cada cenário. A análise das conjunturas que precederam as crises indica que, apesar do potencial desestabilizador dos fatores institucionais, importantes elementos contextuais e históricos também devem ser incluídos na explicação dos fenômenos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Pereira, C. (2020). O Fantasma da Instabilidade Latino-Americana: o papel das regras eleitorais nos casos do Brasil e da Venezuela. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 6(1), 115-138. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v6i1.14998
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Celina Pereira

Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília.Graduada em Direito pela UFMG e em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.Da carreira federal de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.Atua nas áreas de instituições e políticas públicas.