A Promoção de Democracia Liberal pela OEA: o que esperar?

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alan Gabriel Camargo

Resumo

O artigo em questão tem o objetivo de analisar os resultados da promoção de Democracia Liberal empreendida pela OEA após seu envolvimento nas crises políticas da América Latina. Para isso, investiga-se uma amostra composta por 31 casos, contextualizados entre 1990 e 2018, extraindo deles os impactos que a presença da Organização gerou à qualidade dos regimes democráticos. Os resultados da investigação levantam duas constatações: 1) A OEA não atua igualmente em todas as crises democráticas, tendo como premissa a natureza da crise; e 2) A qualidade dos regimes democráticos, após a atuação da OEA, destoa da expectativa traçada pela Organização. A partir desse exame, traça-se a hipótese conclusiva de que a OEA tende a promover democracias com baixo predicado liberal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Camargo, A. G. (2019). A Promoção de Democracia Liberal pela OEA: o que esperar?. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 5(2), 281-299. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v5i2.15893
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alan Gabriel Camargo, Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

Bacharel em Relações Internacionais (Unesp) e Mestre em Relações Internacionais (UnB). Dedica-se à área de Política Internacional sob linha de pesquisa quanto democratização, promoção de democracia e comparação de regimes políticos na América Latina. É coordenador dos cursos de Ciência Política e Relações Internacionais no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).