Campanhas e Legislação Eleitoral: os governos estaduais nas eleições de 2018

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Mércia Alves
Barbara Lima

Resumo

O artigo analisa a dinâmica financeira das campanhas dos governadores eleitos em 2018, com o objetivo de verificar, de forma comparada, como a Minirreforma Eleitoral de 2015 e o conjunto de resoluções aprovadas em dezembro de 2017 refletiram na forma pela qual os partidos arrecadam e concentraram os recursos. Para isso, são observadas as prestações de contas elaboradas pelos partidos eleitos em 2018, disponibilizados pelo TSE. Conclui-se que as medidas tomadas para diminuir o custo das campanhas eleitorais foram eficazes, principalmente a alteração no perfil de doações e a redução dos dias de campanha e de tempo diário de TV. Apesar disso, ainda há concentração de recursos em atividades de comunicação, principalmente na produção audiovisual. Algumas tendências foram apontadas e merecem atenção em pesquisas posteriores: o autofinanciamento, o financiamento coletivo, e o impulsionamento de conteúdo. Por fim, o capital político das lideranças pareceu uma variável essencial para compreensão da dinâmica financeira das campanhas analisadas.

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Como Citar
Alves, M., & Lima, B. (2020). Campanhas e Legislação Eleitoral: os governos estaduais nas eleições de 2018. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 6(1), 157-175. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v6i1.16777
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mércia Alves, UFSCAR

Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (PPGPOL / UFSCar), bolsista FAPESP. Realizou estágio doutoral na Universidade de Salamanca. Obteve o título de Mestre e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição. É membro dos grupos de pesquisa Comunicação Política, Partidos e Eleições (UFSCar) e do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política - NEAMP (PUC-SP). Durante o Mestrado e Graduação foi bolsista FAPESP. Desenvolve pesquisas na área de Ciência Política, com ênfase em Comunicação Política, principalmente nos temas: mídia e eleições, campanhas eleitorais, HGPE, profissionalização de campanhas eleitorais, e campanhas eleitorais locais.

Barbara Lima, UFSCAR

Doutoranda em Ciência Política pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política PPGPOL/UFSCar com bolsa CAPES. Realizou estágio doutoral/bolsa sanduíche pelo PDSE/CAPES na Tulane University sob orientação do Prof. Dr. Mauro Porto. Mestre em Ciência Política pela mesma instituição com pesquisa na área de Mídia, Partidos e Eleições com bolsa CAPES. É bacharela em Ciências Sociais com ênfase em Ciência Política (UFSCar). Desenvolveu projeto de Iniciação Científica na área de Partidos Políticos e Comunicação Política com bolsa pesquisa concedida pela FAPESP. Membro e participante ativo do Grupo/CNPQ : Comunicação Política - Partidos e eleições, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Azevedo.