As Paneleiras de Goiabeiras Velha e o “Outro” no processo de identificação dos sujeitos

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Marcelo de Souza Marques

Resumo

A produção de artefatos cerâmicos em Goiabeiras, região central de Vitória, capital do Espírito Santo, Brasil, é de longa data. Trata-se de uma tradição indígena, cujos primeiros registros datam de 1815. Contudo, a partir de meados do século XX, artesãos do nordeste brasileiro passaram a se instalar no estado, dando origem a novos núcleos produtores. Entre os novos polos ceramistas, os Artesãos de Guarapari, migrantes pernambucanos, foram os que conseguiram se destacar na concorrência com as Artesãs de Goiabeiras. Tendo em vista esse contexto, o presente estudo tem como objetivo central compreender o processo de identificação das artesãs como Paneleiras de Goiabeiras-Velha. A hipótese sustenta que esse processo discursivo, além de envolver a construção discursiva de Goiabeiras-Velha como território da tradição, abarca a demarcação de uma posição diferencial em relação aos Artesãos de Guarapari.

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Como Citar
Marques, M. de S. (2021). As Paneleiras de Goiabeiras Velha e o “Outro” no processo de identificação dos sujeitos. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 7(1), 79-104. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v7i1.20650
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcelo de Souza Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cientista Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente cursa o Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde integra o Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GPACE), e Professor Substituto do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Cariacica. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: marcelo.marques.cso@gmail.com