Crise, Hegemonia e Participação Popular: o Nacional-Popular no Peru e no Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

André André Kaysel

Resumo

Este trabalho tem por objetivo comparar as trajetórias do nacionalismo popular no Peru e no Brasil, entre os anos 1930 e 1960, representados, respectivamente, pela Aliança Popular Revolucionária Americana (APRA) e pelo trabalhismo de origem varguista, em particular o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Minha hipótese é a de que as trajetórias dos dois movimentos sócio-políticos foram diametralmente opostas: enquanto o aprismo iria do radicalismo à moderação, o trabalhismo teria feito o percurso inverso. Por meio da análise dessas trajetórias discrepantes, pretendo revisitar criticamente alguns dos pressupostos das interpretações “histórico-estruturais” do populismo latino-americano, propondo como solução alternativa, uma abordagem discursiva do fenômeno populista.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
André Kaysel, A. (2014). Crise, Hegemonia e Participação Popular: o Nacional-Popular no Peru e no Brasil. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 1(3), 43-57. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v1i3.3321
Seção
Dossiê América Andina
Biografia do Autor

André André Kaysel, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e docente assistente na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).