Política Externa e Integração Regional: a Diplomacia Venezuelana entre a ALBA e a UNASUL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcos Antonio da Silva
Anatólio Medeiros Arce

Resumo

Este artigo discute a inserção da Venezuela nos blocos de integração regional, ALBA e a UNASUL, demonstrando que, apesar das diferenças de objetivos, ambos são considerados estratégicos e complementares pela diplomacia venezuelana. Apesar disto, considera-se que, ao longo do governo Chávez, a inserção na ALBA deve-se ao protagonismo que a Venezuela procurava desempenhar nas relações regionais; enquanto que a UNASUL é percebida como fórum de fortalecimento regional, sem a presença americana. Desta forma, mesmo considerando os objetivos e as dinâmicas diferentes, tais blocos adquiriram uma importância estratégica na política externa venezuelana na primeira década do século XXI.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
da Silva, M. A., & Medeiros Arce, A. (2014). Política Externa e Integração Regional: a Diplomacia Venezuelana entre a ALBA e a UNASUL. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 1(3), 98-109. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v1i3.3324
Seção
Dossiê América Andina
Biografia do Autor

Marcos Antonio da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Integração da América Latina pelo PROLAM/USP e professor de Ciência Política na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Anatólio Medeiros Arce, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando em História pelo Programa de Pós-graduação em História (PPGH) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).