A Telesur e a Construção Simbólica da Integração Latino-Americana durante e depois da Era Chávez

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Silvia Garcia Nogueira
Alana Maria Ribeiro

Resumo

Desde que foi criada, em 2005, a rede de comunicação com sede na Venezuela, Telesur, sempre esteve comprometida com a difusão de ideais bolivarianos, em especial o de integração regional. O presidente Hugo Chávez foi um de seus principais idealizadores e governou o país tendo como referencial a ideia de que o jogo político se confunde com o jogo midiático. A partir da morte de Chávez, a rede perde seu principal entusiasta. Em decorrência disso, lançam-se questões acerca dos próximos passos, rumos e caminhos a serem percorridos pela Telesur no que se refere à construção do projeto integracionista. Assim, este trabalho pretende analisar o papel da Telesur na construção simbólica da integração latino-americana, antes e depois da morte do ex-presidente, além de discutir o modo como tratou o tema da morte de seu líder. Para isso, será utilizada como fonte de pesquisa o site da rede.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Garcia Nogueira, S., & Ribeiro, A. M. (2014). A Telesur e a Construção Simbólica da Integração Latino-Americana durante e depois da Era Chávez. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 1(3), 123-132. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v1i3.3326
Seção
Dossiê América Andina
Biografia do Autor

Silvia Garcia Nogueira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional/UFRJ e docente de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Alana Maria Ribeiro, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).