O Exílio em Revista

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Pedro Benetti

Resumo

O texto que segue busca compreender, de maneira sucinta, o lugar ocupado pelo exílio e pelos exilados na trajetória das esquerdas brasileiras. Pretende-se com isso observar se e como a experiência do exílio exerceu influência sobre as transformações ocorridas em vários espaços das esquerdas brasileiras no decorrer da década de 1970. O tema do exílio será tomado como um ângulo de abordagem para a questão da delicada relação entre revolução e democracia no Brasil. Para cumprir este objetivo – o de perceber a influência do exílio e dos exilados na linguagem política das esquerdas brasileiras em sua reflexão sobre a democracia – serão analisados os exemplares da revista Debate, editada por João Quartim de Moraes durante seu exílio em Paris. Longe de pretender a compreensão de toda a experiência do exílio em sua diversidade e riqueza, esta opção permite acompanhar um grupo que refletiu e se manifestou sobre a democracia como uma prioridade desde cedo. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Benetti, P. (2015). O Exílio em Revista. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 2(2), 01-18. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v2i2.4714
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Pedro Benetti

É doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e pesquisador da Comissão Nacional da Verdade.