O MUNDO 3 E A EVOLUÇÃO NA TEORIA POPPERIANA DA CIÊNCIA

  • Marco Antonio Barroso Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Camila de Oliveira Sá UEMG/SEDU-MG,
  • Carolina Maria Vieira Gomes UEMG
Palavras-chave: Popper, Mundo 3, Evolução

Resumo

O presente trabalho pretende destacar as semelhanças entre aspectos da teoria de Darwin e as premissas e teorias formuladas por Popper, no sentido de que o filósofo austríaco entende que a ciência é mutável e passa por um processo similar ao da evolução animal, além de entender que os mecanismos da seleção natural atuam sobre as hipóteses e teorias forçando a resolução dos problemas eminentes. Contudo, apesar de utilizar mecanismos propostos pelo darwinismo, o filósofo da ciência vê a teoria da evolução como um programa metafísico de pesquisa que compõe o Mundo 3. Por esse motivo não deve ser tomado como teoria científica, porque possui algumas falhas na sua construção, mas ao mesmo tempo não propõe soluções para os mesmos. O filósofo em questão relutou muito antes de publicar sua teoria sobre os 3 mundos. Apenas o fez de forma segura quando percebeu que o mundo 3 possuía autonomia e por isso teria capacidade de interferir na forma como o sujeito pensa o Mundo 1, além de as criações desse mundo 3 poderem sofrer interferência por parte do indivíduo. Assim percebe-se a relevância da evolução no que tange a construção de sua teoria da ciência.

Biografia do Autor

Marco Antonio Barroso, Universidade do Estado de Minas Gerais
Possui Licenciatura (2005) e Bacharelado (2006) em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Especialização (2006), Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Ciência da Religião, área de concentração Filosofia da Religião, pela mesma instituição. Realizou estágio de pós-doutorado (2016-17) pelo PPGE da UFJF. Dedica-se ao estudo da história da filosofia moderna. É membro da Associação Brasileira de História das Religiões e da Sociedade Brasileira de História da Ciência. É professor e pesquisador da UEMG/Unidade de Ubá desde de 2011, onde atua nas áreas de Filosofia e História das Ciências, Ética e Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Humanidades do DCHL da UEMG-Ubá. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e história da ciência, ética e filosofia política, filosofia da religião
Camila de Oliveira Sá, UEMG/SEDU-MG,
Possui graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS- UBÁ(2016) e ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA ESTADUAL SENADOR LEVINDO COELHO(2012). Atualmente é VOLUNTÁRIA da Universidade Federal de Viçosa e PROFESSORA da ESCOLA ESTADUAL DOUTOR JOSÉ JANUÁRIO CARNEIRO. Tem experiência na área de Biologia Geral
Carolina Maria Vieira Gomes, UEMG
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais 
Publicado
2019-03-09
Seção
Artigos