APRESENTAÇÃO DOSSIÊ UTILITARISMO

  • Lucas Duarte Silva Pontifíca Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Everton Miguel Puhl Maciel PUCRS

Resumo

A tradição do pensamento liberal não fez muito sucesso no Brasil. O utilitarismo, menos ainda. No segundo caso, sequer para ser criticado com a devida decência. Esse dossiê não tem a pretensão de reverter o giro da engrenagem, mas quer mostrar que o utilitarismo não está completamente esquecido enquanto teoria ética e política. Os escritos do utilitarismo, clássico ou mesmo contemporâneo, serão sempre um problema, tanto do ponto de vista dos ataques empiristas, quanto como moral reguladora para níveis da vida humana onde sua interferência não parece ser valiosa, ultrapassando as barreiras das justificativas tradicionais.

Biografia do Autor

Lucas Duarte Silva, Pontifíca Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Graduado no curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (2006-2010), com um intercâmbio de 6 meses na Universidade do Porto (Portugal). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2011-2013). Atualmente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul na condição de doutorando. Trabalha com questões de metafísica e filosofia prática, ética e política, com ênfase em teoria morais e modelos políticos.
Everton Miguel Puhl Maciel, PUCRS
Doutorando em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas. No mestrado, desenvolveu projeto de pesquisa sobre a justificação utilitarista da justiça em John Stuart Mill com bolsa Capes, na linha de pesquisa Fundamentação e Crítica da Moral. Possui graduação em Filosofia (bacharelado) pela mesma instituição, tendo sido bolsista de iniciação científica Fapergrs.
Seção
Editorial