PIBIDGEO e EMEF Luiz Augusto de Assumpção: contribuições possíveis

Alex Cavalheiro Moreira, Liz Cristiane Dias

Resumo


O presente trabalho tem a intenção de registrar as atividades desenvolvidas pelo PIBIDGEO/UFPEL na EMEF Luiz Augusto de Assumpção, nos anos de 2018 e 2019, e propor reflexões geográficas e suas articulações. Tem os objetivos de registrar a inserção na escola, o desenvolvimento do projeto, com isso o projeto teve a intenção de ampliar as reflexões em Geografia do grupo escolar.  Foi desenvolvida uma pesquisa com as turmas de 5º a 9º anos, através de questionários aplicados em sala de aula, com liberdade de criação nas respostas, podendo usar desenhos, pintura, texto e etc.. As respostas recolhidas foram analisadas e assim, o grupo desenvolveu figuras e gráficos evidenciando as principais respostas do grupo escolar e a partir disso foi possível definir uma temática para as atividades. O nome escolhido para o projeto foi “Geografia do Esporte e da Cultura”, aliando atividades físicas com a percepção de paisagens e reflexões culturais.


Palavras-chave


Ensino de Geografia, iniciação à docência, ensino-aprendizagem

Texto completo:

PDF