Projeto Resenhas

TESSITURAS: Revista de Antropologia e Arqueologia

PPGAnt/UFPel

 

PROJETO RESENHAS 

 

revista Tessituras torna pública a chamada para interessado/as em contribuir com a publicação de resenhas de títulos selecionados pela Comissão editorial. O objetivo do projeto é estimular a análise crítica de trabalhos recentes, no campo das ciências sociais (mais especificamente, na área de antropologia) e da arqueologia, assim como divulgar obras publicadas no Brasil e no exterior, nos últimos 3 anos. Para isso após a avaliação, nos comprometemos a enviar os livros aos candidatos escolhidos, em troca das resenhas, que deverão ser entregues dentro do prazo estipulado pela revista. Todavia, informamos que as resenhas recebidas passarão por avaliação interna da comissão, podendo ou não serem publicadas, a depender da qualidade do material avaliado.

A análise da comissão levará em consideração, para a avaliação dos candidatos, os currículos e a trajetória acadêmica dos mesmos, sendo obrigatório ao menos o título de mestrado em áreas afins da revista

 

As candidaturas deverão ser enviadas para o e-mail tessituras.ufpel@gmail.com, contendo os seguintes itens:

 

1)    Título do livro presente na lista previamente fornecida pela revista, para a realização da resenha; 

2)    Currículo lattes atualizado; 

3)    Endereço

 

Cronograma 

 

Data limite para recebimento de candidaturas: 15/11/2019

Divulgação dos resultados: 20/11/2019

 

Para esta primeira edição do projeto, oferecemos os seguintes volumes:

 

ARAÚJO, A. Por uma Arqueologia Cética: ontologia, epistemologia, teoria e prática da mais interdisciplinar de todas as disciplinas. São Paulo, Ed. Appris, 2019.

 

CONDEMI, S. & SAVATIER, F. Neandertal, nosso irmão. São Paulo, Ed. Vestígios, 2018.

 

DA-GLORIA, P, NEVES, WA, HUBBE, M. (ed). Archaeological and paleontological research in Lagoa Santa. Cham: Springer, 413 p. 2017

 

FRÚGOLI JR., Heitor, SPAGGIARI, Enrico e ADERALDO, Guilhermo. Práticas, conflitos, espaços: pesquisas em antropologia da cidade, Rio de Janeiro, Ed. Gramma/Fapesp, 2019.

 

MAGALHÃES, Alexandre. Remoções de favelas no Rio de Janeiro: entre formas de controle e resistência, Rio de Janeiro, Ed Appris, 2019. 

 

MUNIAGURRIA, Lorena Avellar de. Políticas da cultura: trânsitos, encontros e militância na construção de uma política nacional, São Paulo, Ed Humanitas/Fapesp, 2018.

 

PEREIRA, Alexandre Barbosa. Um rolê pela cidade de riscos: leituras da piXação em São Paulo, São Carlos, Edufscar, 2018.

 

PEREIRA, I. A. & KERN, A. (Orgs). Arqueologia e História: diversidade e complexidade de povoamento no passado. Porto Alege, EDIPUCRS, 2019.

 

SANTOS, Rita de Cássia Melo; PACHECO DE OLIVEIRA, João (org.). De Acervos Coloniais aos Museus Indígenas: Formas de protagonismo e de construção da ilusão museal, João Pessoa, Ed. UFPB, 2019.

 

TEGA, Danielle. Tempos de dizer, tempos de escutar. Testemunhos de mulheres no Brasil e na Argentina. São Paulo, Ed. Intermeios, 2019.