AS QUATRO PEDRAS DE XANGÔ: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DOS QUILOMBOS AGROECOLÓGICOS DE SÃO LOURENÇO DO SUL, RS.

  • Marlon Borges Pestana UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG https://orcid.org/0000-0003-2726-9598
  • Éder Ribeiro Fonseca Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Tanja Raquel Funk Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Palavras-chave: Educação Patrimonial, Quilombola, Arqueologia

Resumo

ResumoO artigo traz a público alguns dos resultados das vivências tradicionais realizadas em dois quilombos de São Lourenço do Sul: Coxilha Negra e Nascentes (Boqueirão). A pesquisa tem como objetivo ampliar o conceito de Educação Patrimonial das comunidades tradicionais do campo. Trata de considerar uma atividade deles e não para eles através de uma Educação do Campo e não para o campo. As comunidades tradicionais apresentaram suas próprias demandas de Educação Patrimonial e os resultados do projeto refletem suas escolhas originais. Os povos do campo optam por processo que fortaleçam a memória e a identidade e que os empodere na formação do seu sujeito coletivo. AbstractThe article brings to the public some of the results of the traditional experiences in two quilombos of São Lourenço do Sul: Coxilha Negra and Nascentes (Boqueirão). The research aims to expand the concept of Patrimonial Education of the traditional communities of the countryside. It tries to consider their activity and not for them through a Field Education and not for the field. Traditional communities have presented their own Heritage Education demands and the project results reflect these originals choices. The people of the countryside opt for a process that strengthens memory and identity and empowers them in the formation of their collective subject.

Biografia do Autor

Marlon Borges Pestana, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
Professor adjunto do Instituto de Ciências Humanas e da Informação - FURG atuante nas áreas de Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial em comunidades tradicionais nos cursos de Educação do Campo e Agroecologia. Mestre e Doutor em História das Populações Indígenas.
Éder Ribeiro Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Discente do curso de Bacharelado em Agroecologia, Liderança quilombola da comunidade tradicional quilombóla Vó Elvira, Pelotas, RS.
Tanja Raquel Funk, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Discente do curso de Licenciatura em Educação do Campo; monitora da disciplina de Introdução à Extensão Rural.
Publicado
2022-06-30