ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SITUAÇÕES URBANAS COTIDIANAS EM PEQUENAS CIDADES INTERIORANAS: O CASO DE REDENÇÃO E ACARAPE

Palavras-chave: Cidade, Espaço Urbano, Território, Estudante, Universidade

Resumo

RESUMOA implantação de grandes equipamentos públicos de educação superior em pequenas cidades interioranas afeta as estruturas, equipamentos, serviços, fluxos e dinâmicas urbanas, potencialmente modificando os padrões de produção social do espaço urbano, a questão urbana e as próprias cidades. Aos moradores originários agregam-se centenas e até milhares de novos moradores, particularmente discentes da educação superior, vivenciando episódios e situações urbanas cotidianas. Como os estudantes vivenciam a cidade? Quais os desafios que enfrentam e como lidam com eles? Este artigo discute esses elementos, apresentando questões teórico-empíricas e achados analíticos resultantes do trabalho até aqui efetuado. A pesquisa trabalha com dados secundários e primários, e envolve observação direta de caráter etnográfico, questionários, entrevistas e análise documental.ABSTRACTThe implantation of large public equipments of higher education in small interior cities affects structures, equipments, services, fluxes and urban dynamics, potentially modifying the social production of the urban space, urban planning and cities. To original residents added thousands of new residents, particularly students of higher education, experiencing urban episodics and situations everyday life. How do you experience everyday situations? How do these students deal with urban problems and difficulties? This article discusses these elements, presenting theoretical-empirical questions and analytical results derived from the work done here. It works with primary and secondary data, including direct observation of ethnographic character, interviews and document analysis.
Publicado
2022-06-30