Aspectos da música indígena dos Tupinambá contados na História da missão dos padres capuchinhos na ilha do Maranhão e terras circunvizinhas por D’Abbeville (1614)

Palavras-chave: Música, Tupinambá, Etno-história, Maranhão.

Resumo

ResumoA música acompanha a história humana desde os seus primórdios. Na Pré-História, diversos artefatos recuperados pela Arqueologia evidenciam o uso de vários instrumentos musicais, como as ocarinas e flautas de pan em osso. A documentação etno-histórica colonial no continente americano igualmente relata as diversas práticas culturais associadas à música, a exemplo de danças rituais e matrimônio. Este artigo examina em quais contextos sociais a música esteve presente na documentação colonial escrita por padres europeus sobre os Tupinambá da ilha do Maranhão, Brasil, bem como identificar estes instrumentos. A principal fonte consultada é a História da missão dos padres capuchinhos na ilha do Maranhão e terras circunvizinhas,escrita pelo capuchinho francês Claude D’Abbeville em 1614.AbstractMusic accompanies human history since its beginnings. In Prehistory several artifacts recovered by Archeology show the use of various musical instruments, such as ocarinas and bone pan flutes. Ethno-historical colonial documentation also reports the diverse cultural practices associated with music, such as ritual dances and matrimony. This article examines in which social contexts music was present in colonial documentation written by European priests about the Tupinambá on the island of Maranhão, Brazil, besides to identify these instruments. The main source consulted is the a História da missão dos padres capuchinhos na ilha do Maranhão e terras circunvizinhas, written by the French Capuchin Claude D'Abbeville in 1614.

Biografia do Autor

João Costa Gouveia Neto, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Federal do Pará (UFPA)
Professor Assistente III do Departamento de Artes e Educação Física, da Universidade Estadual do Maranhão, atuando no Curso de Música Licenciatura da IES. Graduado em História pela Universidade Federal do Maranhão (2006). Mestre em História do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Piauí (2010). Graduado em Música Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Atualmente curso Doutorado em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade na Universidade Federal do Pará - UFPA. 
Alexandre Guida Navarro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Professor Associado II do Departamento de História (DEHIS), da Pós-Graduação em História Conexões Atlânticas (PPGHIS) da Universidade Federal do maranhão (UFMA) e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural (PPGDS) do Museu Paraense Emilio Goeldi. Coordenador do Laboratório de Arqueologia (LARQ) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bolsista de Produtividade do CNPq nível 2.
Publicado
2022-06-30
Seção
Dossiê: O Papel do Atlântico no Povoamento Indígena da América do Sul